69% dos brasileiros escolhem destinos pela experiência gastronômica, diz Booking
Estudo mostra que a culinária local é fator decisivo para os viajantes brasileiros

A gastronomia pode ser, para os brasileiros, parte essencial na experiência de viagem. É o que mostra uma pesquisa global encomendada pela Booking.com. De acordo com o levantamento, 69% dos viajantes brasileiros consideram a culinária local um fator importante na hora de escolher o destino de uma viagem.
- Além disso, a influência gastronômica atravessa perfis e gerações: entre as mulheres do País, esse percentual sobe para 73%, enquanto entre os homens é de 65%;
- A motivação é igualmente forte entre diferentes faixas etárias, com 71% dos Millennials valorizando a comida local como critério de decisão, seguidos por 68% da Geração X e Z;
- O levantamento também identificou um comportamento mais amplo, no qual 67% dos viajantes brasileiros afirmam que viver a cultura e a gastronomia locais é uma motivação pessoal para viajar, com maior destaque entre as mulheres (72%).
Essa motivação se traduz na prática com o planejamento de alguma experiência gastronômica nas viagens, como:
- Visitar restaurantes locais pouco conhecidos (59%);
- Visitar mercados locais (56%);
- Experimentar comida de rua (53%);
- Visitar uma cervejaria ou vinícola local (46%) e participar de um tour culinário, aula de cozinha ou jantar em um restaurante específico.
A gastronomia também influencia a etapa de reserva da hospedagem. Quase metade dos brasileiros (43%) que fizeram reservas on-line considera importante saber se há opções de alimentação disponíveis no local, especialmente os Millennials (44%) e homens (44%).
Brasileiros são inspirados por séries e filmes ao planejar uma viagem
Além do paladar, a tela também tem papel importante nas reservas:
- A pesquisa mostra que 26% dos viajantes brasileiros são inspirados por séries e filmes na hora de planejar uma viagem;
- Entre esse grupo, 58% desejam experimentar uma comida que viram em um programa ou filme, com destaque para as mulheres (63%) e a Geração X (65%);
- Além disso, 55% querem visitar restaurantes mostrados nesses programas, desses dados sobressaem mulheres (60%) e a Geração Z (60%).