Pedro Menezes   |   12/09/2025 14:23

Turismo brasileiro acumula alta de 6,1% em 2025 e 14 meses de alta

Expansão é puxada por setores como transporte aéreo, hospedagem e alimentação


Alexandre Macieira/Riotur
Os dados do IBGE revelam que 14 das 17 unidades da federação analisadas registraram taxas positivas no período
Os dados do IBGE revelam que 14 das 17 unidades da federação analisadas registraram taxas positivas no período

O índice de atividades turísticas acumula alta de 6,1% em 2025, de janeiro a julho, em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado foi impulsionado, principalmente, pelos aumentos de receita em segmentos como transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas relacionados a hospedagens, hotéis, serviços de bufê e restaurantes.

Os dados do IBGE revelam que 14 das 17 unidades da federação analisadas registraram taxas positivas no período, com destaque para os avanços de Rio de Janeiro (12,7%), Rio Grande do Sul (10,8%), Bahia (8,4%), além de São Paulo (6,0%), Paraná (5,8%) e Santa Catarina (5,6%).

Na comparação de julho de 2025 com julho de 2024, o índice de volume de atividades turísticas no Brasil também cresceu 3,3%, marcando o 14º resultado positivo consecutivo. O desempenho foi puxado, sobretudo, pelos segmentos de transporte aéreo, serviços de bufê e reservas de hospedagens. Entre os destaques regionais, estão Rio Grande do Sul (18,6%), São Paulo (4,9%) e Rio de Janeiro (4,7%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3790 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.