Karina Cedeño   |   16/10/2025 09:56
Atualizada em 16/10/2025 10:15

Quais são as 7 tendências que vão moldar o Turismo em 2026? Estudo revela

Estudo mostra que o brasileiro embarcará e gastará mais, com foco nas experiências de sua jornada


Viagens em família estão entre as tendências observadas pelo estudo
Viagens em família estão entre as tendências observadas pelo estudo

O relatório Travel Trends 2026, do Skyscanner, está sendo apresentado no Brasil pela primeira vez e mostra que o ano de 2026 será marcado por viagens mais autênticas, conectadas e transformadoras.

No próximo ano, o turista brasileiro promete embarcar mais e gastar mais. Levantamento feito com mil viajantes do País mostra que 58% planejam viajar mais ao Exterior do que em 2025, impulsionados por um desejo crescente de experiências personalizadas e enriquecedoras. Mesmo com o aumento no custo de vida, a maioria pretende investir mais em passagens (53%) e hospedagem (45%), priorizando conforto, gastronomia e atividades locais.

Experiências são o novo luxo

Para os viajantes brasileiros, as experiências são o novo luxo: 63% querem gastar com passeios e tours, enquanto 51% planejam viagens para mais de uma cidade. As redes sociais seguem moldando o comportamento: Instagram (64%) e YouTube (63%) lideram como principais fontes de inspiração.

O uso de IA no planejamento também vem se consolidando, com 81% se dizendo confiantes em usar ferramentas de inteligência artificial para pesquisar, comparar e até reservar viagens. O cenário aponta para um viajante mais conectado, exigente e disposto a transformar cada jornada em algo verdadeiramente pessoal.

Confira, abaixo, as sete tendências que prometem moldar o Turismo em 2026, de acordo com o estudo:

1. Glowmads (de mãos dadas com a beleza)

Unsplash
Comprar produtos de beleza e skincare locais durante as viagens é uma tendência apontada pelo estudo
Comprar produtos de beleza e skincare locais durante as viagens é uma tendência apontada pelo estudo

“Em 2026, 33% dos brasileiros pretendem comprar produtos de beleza e skincare locais durante as viagens, incorporando o autocuidado à experiência de viajar”, afirma Isla dos Santos, especialista em voos e viagens do Skyscanner.

A tendência é comum entre todas as gerações: 35% da Geração Z e dos Millennials seguem o movimento, em comparação com 29% da Geração X e 32% dos Boomers. 41% dos entrevistados afirmam que fazem atividades relacionadas à beleza durante a viagem porque faz parte da sua prática de autocuidado, enquanto 37% querem experimentar a cultura de beleza local.

2. Shelf discovery (os sabores nas prateleiras)

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39% dos brasileiros pretendem conhecer supermercados e mercearias em suas viagens em 2026
39% dos brasileiros pretendem conhecer supermercados e mercearias em suas viagens em 2026

A prática de visitar supermercados durante as viagens consolidou-se como uma forma autêntica de explorar a cultura local. 39% dos brasileiros pretendem conhecer supermercados e mercearias em suas viagens em 2026. Entre os principais motivos estão o desejo de descobrir comidas, lanches e bebidas que não existem no Brasil (48%), encontrar souvenirs acessíveis para presentear (35%) e observar o cotidiano em outros países (27%).

“Os supermercados se tornaram quase atrações culturais para os viajantes, oferecendo uma amostra dos hábitos e sabores locais”, analisa Isla.

3. Bookbound (viagens literárias)

Unsplash
76% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem inspirada pela literatura
76% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem inspirada pela literatura

76% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem inspirada pela literatura. “Os livros podem influenciar a escolha dos destinos das pessoas”, revela Isla. Segundo o levantamento, 46% dos brasileiros considerariam visitar um destino mencionado em um livro, 44% incluiriam livrarias ou bibliotecas famosas em seus roteiros e 38% gostariam de conhecer as cidades natais de autores.

4. Destination check-in (o destino é o check-in)

Divulgação
Hotéis e pousadas deixaram de ser apenas um lugar para passar a noite e se tornaram os protagonistas da viagem
Hotéis e pousadas deixaram de ser apenas um lugar para passar a noite e se tornaram os protagonistas da viagem

Para muitos viajantes, o hotel ou a pousada deixaram de ser apenas um lugar para passar a noite e se tornaram o protagonista da viagem. Os números confirmam essa transformação: 61% dos brasileiros já escolheram um destino principalmente por causa de um local onde queriam se hospedar.

A tendência é ainda mais forte entre os mais jovens — 64% da Geração Z e 66% dos Millennials, em comparação com 38% dos Boomers. “Estamos vendo as acomodações saírem do pano de fundo e assumirem o centro do palco, tornando-se experiências por si só”, afirma a especialista em voos e viagens do Skyscanner.

5. Catching flights and feelings (conexões aéreas e humanas)

http://www.thesouthafrican.com/
75% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem com o objetivo de conhecer novas pessoas
75% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem com o objetivo de conhecer novas pessoas

75% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem com o objetivo de conhecer novas pessoas. Segundo Isla, “os dados refletem uma mudança na forma como as pessoas viajam sozinhas. Mais do que independência, a jornada solo está se tornando também um espaço de socialização.”

Essa abertura é ainda mais evidente entre os mais jovens: 85% da Geração Z e 79% dos Millennials já fizeram ou considerariam esse tipo de viagem, em comparação com 63% da Geração X e 56% dos Boomers.

6. Altitude shift (Mudança de altitude)

Unsplash
87% dos brasileiros já planejam ou consideram uma viagem para regiões montanhosas no verão ou outono de 2026
87% dos brasileiros já planejam ou consideram uma viagem para regiões montanhosas no verão ou outono de 2026

As montanhas serão verdadeiros refúgios em 2026. Mais do que pelos esportes radicais, elas atraem pela promessa de ar puro, silêncio e bem-estar. “87% dos brasileiros já planejam ou consideram uma viagem para regiões montanhosas no verão ou outono de 2026, o que mostra que o Turismo de altitude deixou de ser um nicho e passou a conquistar um público muito mais amplo”, revela Isla.

7. Family miles (milhas em família)

Divulgação Expedia
69% dos brasileiros viajariam com familiares por prazer genuíno, enquanto 24% fariam isso para tornar as férias mais acessíveis
69% dos brasileiros viajariam com familiares por prazer genuíno, enquanto 24% fariam isso para tornar as férias mais acessíveis

As chamadas viagens multigeracionais, que reúnem pais, filhos e avós, estão em alta. 69% dos brasileiros viajariam com familiares por prazer genuíno, enquanto 24% fariam isso para tornar as férias mais acessíveis.

“Essa tendência reflete o desejo de criar memórias coletivas e fortalecer laços, mas também está relacionada a questões práticas, como o compartilhamento de custos”, explica Isla.

Entre os mais jovens, o movimento é ainda mais evidente: 43% da Geração Z viajou com os pais e 61% dos Millennials com seus filhos pequenos nos últimos dois anos.

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Karina Cedeño

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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.