Quais são as 7 tendências que vão moldar o Turismo em 2026? Estudo revela
Estudo mostra que o brasileiro embarcará e gastará mais, com foco nas experiências de sua jornada

O relatório Travel Trends 2026, do Skyscanner, está sendo apresentado no Brasil pela primeira vez e mostra que o ano de 2026 será marcado por viagens mais autênticas, conectadas e transformadoras.
No próximo ano, o turista brasileiro promete embarcar mais e gastar mais. Levantamento feito com mil viajantes do País mostra que 58% planejam viajar mais ao Exterior do que em 2025, impulsionados por um desejo crescente de experiências personalizadas e enriquecedoras. Mesmo com o aumento no custo de vida, a maioria pretende investir mais em passagens (53%) e hospedagem (45%), priorizando conforto, gastronomia e atividades locais.
Experiências são o novo luxo
Para os viajantes brasileiros, as experiências são o novo luxo: 63% querem gastar com passeios e tours, enquanto 51% planejam viagens para mais de uma cidade. As redes sociais seguem moldando o comportamento: Instagram (64%) e YouTube (63%) lideram como principais fontes de inspiração.
O uso de IA no planejamento também vem se consolidando, com 81% se dizendo confiantes em usar ferramentas de inteligência artificial para pesquisar, comparar e até reservar viagens. O cenário aponta para um viajante mais conectado, exigente e disposto a transformar cada jornada em algo verdadeiramente pessoal.
Confira, abaixo, as sete tendências que prometem moldar o Turismo em 2026, de acordo com o estudo:
1. Glowmads (de mãos dadas com a beleza)

“Em 2026, 33% dos brasileiros pretendem comprar produtos de beleza e skincare locais durante as viagens, incorporando o autocuidado à experiência de viajar”, afirma Isla dos Santos, especialista em voos e viagens do Skyscanner.
A tendência é comum entre todas as gerações: 35% da Geração Z e dos Millennials seguem o movimento, em comparação com 29% da Geração X e 32% dos Boomers. 41% dos entrevistados afirmam que fazem atividades relacionadas à beleza durante a viagem porque faz parte da sua prática de autocuidado, enquanto 37% querem experimentar a cultura de beleza local.
2. Shelf discovery (os sabores nas prateleiras)

A prática de visitar supermercados durante as viagens consolidou-se como uma forma autêntica de explorar a cultura local. 39% dos brasileiros pretendem conhecer supermercados e mercearias em suas viagens em 2026. Entre os principais motivos estão o desejo de descobrir comidas, lanches e bebidas que não existem no Brasil (48%), encontrar souvenirs acessíveis para presentear (35%) e observar o cotidiano em outros países (27%).
“Os supermercados se tornaram quase atrações culturais para os viajantes, oferecendo uma amostra dos hábitos e sabores locais”, analisa Isla.
3. Bookbound (viagens literárias)

76% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem inspirada pela literatura. “Os livros podem influenciar a escolha dos destinos das pessoas”, revela Isla. Segundo o levantamento, 46% dos brasileiros considerariam visitar um destino mencionado em um livro, 44% incluiriam livrarias ou bibliotecas famosas em seus roteiros e 38% gostariam de conhecer as cidades natais de autores.
4. Destination check-in (o destino é o check-in)

Para muitos viajantes, o hotel ou a pousada deixaram de ser apenas um lugar para passar a noite e se tornaram o protagonista da viagem. Os números confirmam essa transformação: 61% dos brasileiros já escolheram um destino principalmente por causa de um local onde queriam se hospedar.
A tendência é ainda mais forte entre os mais jovens — 64% da Geração Z e 66% dos Millennials, em comparação com 38% dos Boomers. “Estamos vendo as acomodações saírem do pano de fundo e assumirem o centro do palco, tornando-se experiências por si só”, afirma a especialista em voos e viagens do Skyscanner.
5. Catching flights and feelings (conexões aéreas e humanas)

75% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem com o objetivo de conhecer novas pessoas. Segundo Isla, “os dados refletem uma mudança na forma como as pessoas viajam sozinhas. Mais do que independência, a jornada solo está se tornando também um espaço de socialização.”
Essa abertura é ainda mais evidente entre os mais jovens: 85% da Geração Z e 79% dos Millennials já fizeram ou considerariam esse tipo de viagem, em comparação com 63% da Geração X e 56% dos Boomers.
6. Altitude shift (Mudança de altitude)

As montanhas serão verdadeiros refúgios em 2026. Mais do que pelos esportes radicais, elas atraem pela promessa de ar puro, silêncio e bem-estar. “87% dos brasileiros já planejam ou consideram uma viagem para regiões montanhosas no verão ou outono de 2026, o que mostra que o Turismo de altitude deixou de ser um nicho e passou a conquistar um público muito mais amplo”, revela Isla.
7. Family miles (milhas em família)

As chamadas viagens multigeracionais, que reúnem pais, filhos e avós, estão em alta. 69% dos brasileiros viajariam com familiares por prazer genuíno, enquanto 24% fariam isso para tornar as férias mais acessíveis.
“Essa tendência reflete o desejo de criar memórias coletivas e fortalecer laços, mas também está relacionada a questões práticas, como o compartilhamento de custos”, explica Isla.
Entre os mais jovens, o movimento é ainda mais evidente: 43% da Geração Z viajou com os pais e 61% dos Millennials com seus filhos pequenos nos últimos dois anos.