Brasileiros devem viajar mais para acompanhar grandes turnês até 2030, aponta Visa
Segundo o levantamento, 4 em cada 10 brasileiros (40%) planejam viajar mais neste final de ano

O Turismo motivado por shows e eventos musicais deve se consolidar como uma das principais tendências de consumo e deslocamento global nos próximos anos. É o que revela o Holiday Spending Report, novo estudo da Visa que analisou hábitos e projeções de viajantes em 13 mercados, incluindo o Brasil.
Segundo o levantamento, 4 em cada 10 brasileiros (40%) planejam viajar mais neste final de ano, impulsionando tanto destinos nacionais quanto internacionais. E, dentro desse movimento, experiências ao vivo (especialmente grandes turnês) aparecem como vetor decisivo de viagem.
O estudo aponta também que quatro em cada dez brasileiros (40%) pretendem viajar ao Exterior motivados por um show com mais frequência nos próximos cinco anos do que fizeram no passado. A tendência acompanha o avanço de megaturnês globais e festivais de grande porte.
O relatório também mostra que o viajante brasileiro está combinando entretenimento ao vivo com novas tecnologias e práticas de consumo:
- 87% pretendem ir a shows com mais frequência
- 80% querem unir shows a outras experiências turísticas
- 81% aceitariam pagamentos com autenticação biométrica em shows e eventos
- 79% viajariam para outra região do Brasil para assistir a um show
- 73% planejariam uma viagem internacional em torno de uma turnê específica
- 71% viajariam para outro país motivados por um show
- 70% estariam dispostos a reservar um hotel exclusivamente para assistir a um espetáculo
Metodologia
O estudo 2025 Holiday Spending Shift Survey foi encomendado pela Visa e conduzido pela Morning Consult entre 14 e 28 de outubro de 2025, com 1.000 entrevistados por país.
Participaram consumidores do Brasil, México, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Singapura e África do Sul.
As entrevistas foram realizadas online, com ponderação por gênero, escolaridade, idade e raça. A margem de erro aproximada é de ±1 ponto percentual.