Pedro Menezes   |   12/12/2025 12:08

Brasileiros devem viajar mais para acompanhar grandes turnês até 2030, aponta Visa

Segundo o levantamento, 4 em cada 10 brasileiros (40%) planejam viajar mais neste final de ano


Daniel Deák/SPTuris
Estudo aponta também que quatro em cada dez brasileiros (40%) pretendem viajar ao Exterior motivados por um show com mais frequência nos próximos cinco anos do que fizeram no passado
Estudo aponta também que quatro em cada dez brasileiros (40%) pretendem viajar ao Exterior motivados por um show com mais frequência nos próximos cinco anos do que fizeram no passado

O Turismo motivado por shows e eventos musicais deve se consolidar como uma das principais tendências de consumo e deslocamento global nos próximos anos. É o que revela o Holiday Spending Report, novo estudo da Visa que analisou hábitos e projeções de viajantes em 13 mercados, incluindo o Brasil.

Segundo o levantamento, 4 em cada 10 brasileiros (40%) planejam viajar mais neste final de ano, impulsionando tanto destinos nacionais quanto internacionais. E, dentro desse movimento, experiências ao vivo (especialmente grandes turnês) aparecem como vetor decisivo de viagem.

O estudo aponta também que quatro em cada dez brasileiros (40%) pretendem viajar ao Exterior motivados por um show com mais frequência nos próximos cinco anos do que fizeram no passado. A tendência acompanha o avanço de megaturnês globais e festivais de grande porte.

O relatório também mostra que o viajante brasileiro está combinando entretenimento ao vivo com novas tecnologias e práticas de consumo:

  • 87% pretendem ir a shows com mais frequência
  • 80% querem unir shows a outras experiências turísticas
  • 81% aceitariam pagamentos com autenticação biométrica em shows e eventos
  • 79% viajariam para outra região do Brasil para assistir a um show
  • 73% planejariam uma viagem internacional em torno de uma turnê específica
  • 71% viajariam para outro país motivados por um show
  • 70% estariam dispostos a reservar um hotel exclusivamente para assistir a um espetáculo

Metodologia

O estudo 2025 Holiday Spending Shift Survey foi encomendado pela Visa e conduzido pela Morning Consult entre 14 e 28 de outubro de 2025, com 1.000 entrevistados por país.

Participaram consumidores do Brasil, México, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Singapura e África do Sul.

As entrevistas foram realizadas online, com ponderação por gênero, escolaridade, idade e raça. A margem de erro aproximada é de ±1 ponto percentual.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4629 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.