Dominância do euro, digitalização das compras: veja como o brasileiro gasta no Exterior
Dados da Wise cobrem o período de setembro de 2024 a setembro de 2025

A Wise realizou um levantamento sobre o comportamento de consumo dos mais de 3 milhões de usuários do seu cartão no Brasil. Os dados, que cobrem o período de setembro de 2024 a setembro de 2025, revelam como e onde os brasileiros estão gastando no exterior, destacando o domínio do euro, a ascensão de destinos sul-americanos no inverno e a digitalização dos pagamentos.
Euro ganha entre as moedas; EUA entre os países
As três moedas mais utilizadas pelos brasileiros foram euro (50% do volume total de gastos), dólar americano (28%) e libras esterlinas (7%). Apesar do euro dominar (50%), o ranking geral de montante de gastos é liderado pelos Estados Unidos, com o pico de uso em janeiro de 2025.
Na Europa, que concentra o maior volume, Itália, Portugal e Espanha foram os países com o maior volume gasto em transações, registrando seu maior uso em setembro de 2025.
A Wise notou uma tendência de diversificação de destinos, especialmente na América do Sul durante o inverno. O Chile se destacou, registrando um crescimento de 95% em junho e 395% em julho em volume de transações, na comparação com maio.
“Podemos observar que houve um pico no uso do cartão da Wise na América do Sul durante o inverno em relação ao montante de dinheiro movimentado, o que demonstra uma tendência de utilização do cartão da Wise para moedas além do euro e dólar americano e em destinos fora do eixo Europa-Estado Unidos"
Helene Romanzini, Gerente de Marketing de Produto da Wise para América Latina, África e Oriente Médio
Top 10 países em que os brasileiros mais utilizaram o cartão Wise
(setembro de 2024 a setembro de 2025)
- Estados Unidos
- Itália
- Portugal
- Espanha
- França
- Reino Unido
- Brasi
- Países Baixos
- Alemanha
- Chile
Alimentação lidera gastos
Alimentação (restaurantes e supermercados) concentra a maior parte do volume de transações, atingindo 21%. Hospedagens representam 5% e a compra de produtos eletrônicos, 3%
Carteiras digitais avançam, saques são poucos
Em relação ao volume movimentado por tipo de transação, o levantamento aponta que os pontos de venda físicos dominam com 72%, mas os pagamentos via e-commerce tiveram destaque, com 21%. O saque, com baixa expressividade, atingiu 5% do volume movimentado.
O uso de carteiras digitais aumentou significativamente ao comparar os 12 meses encerrados em setembro de 2024 com os 12 meses encerrados em setembro de 2025: um aumento de 9 pontos percentuais (de 34% para 43% no volume movimentado), sendo que 75% desses pagamentos foram feitos com o Apple Pay.