IDET PANROTAS: 73% das empresas ampliam margens e 90% das operadoras vendem mais em junho
Mês de junho fechou com 72,73% das empresas reportando margens maiores que há um ano

A PANROTAS divulga hoje (21) todos os resultados referentes ao mês de junho do IDET PANROTAS (Índice de Desempenho Econômico do Turismo), apurado mensalmente com 33 das maiores empresas do setor, 11 em cada uma das verticais de Consolidadoras, Operadoras e TMCs.
Na média das verticais, o mês de junho fechou com 72,73% das empresas reportando margens maiores que há um ano, melhor resultado semestral nesse indicador, e a confiança para os próximos seis meses atingiu o maior patamar do ano: 45,45% dos empresários esperam um cenário melhor.

No caso das Consolidadoras, 90,91% das consolidadoras encerraram junho com margens maiores do que em junho de 2025, o melhor resultado semestral da vertical nesse indicador. Nenhuma das respondentes reportou queda de margem. Ao mesmo tempo, a fatia com vendas abaixo do ano anterior dobrou em relação a maio.

Na vertical Operadoras, é bom lembrar que em maio, 18% das operadoras avaliaram o mês como "Péssimo", o pior resultado de qualquer vertical em todo o semestre. Em junho, nenhuma avaliação negativa: 90,91% das operadoras venderam mais do que em junho de 2025, o melhor resultado do semestre e o maior índice entre as três verticais no mês.

Por fim, pelo terceiro mês consecutivo, as TMCs lideraram o crescimento médio de vendas entre as verticais, quase 40% em junho na comparação anual. Pelo segundo mês seguido, nenhuma empresa da vertical terminou o mês com menos funcionários do que há um ano. E para os próximos seis meses, nenhum empresário do segmento projeta piora, o único resultado assim entre todas as verticais em junho.
O IDET PANROTAS é uma iniciativa da PANROTAS para difundir informação de qualidade sobre o desempenho setorial, ajudando empresas, destinos, estudantes e órgãos interessados no setor a acompanhar essa indústria de grande potencial no Brasil. O índice é apurado mensalmente com 33 das maiores empresas do setor, 11 em cada uma das verticais de Consolidadoras, Operadoras e TMCs.
