Marcos Martins   |   30/08/2018 23:13

BLTA vê retomada de mercado internacional e mira nos EUA

Associação de hotéis e operadoras de luxo acredita em recuperação após mega eventos no Brasil


Marcos Martins
Simone Scorsato e Martin Frankenberg, da BLTA
Simone Scorsato e Martin Frankenberg, da BLTA
A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) realizou hoje mais uma edição do seu roadshow com agentes e operadores no Hotel Unique, em São Paulo. A associação conta hoje com 36 membros, sendo 32 hotéis e quatro operadoras/ DMCs, tendo como novidades na lista o Palácio Tangará, da capital paulista, e o Anavilhanas Jungle Lodge, da floresta amazônica, além da DMC Passion Collection.

No ano passado, os hóspedes brasileiros representaram 65% da origem de clientes dos associados, percentual que superou os 17% da Europa, 12% da América do Norte e 5% da América Latina. Em motivação de viagem, 76% tiveram foco em lazer, 11% em negócios e 7% nos eventos sociais. A taxa de ocupação média foi de 45% com 393.463 hóspedes e o faturamento bruto estimado em R$ 666 milhões. As informações foram divulgadas após estudo realizado em parceria com o Senac.

“O brasileiro continua sendo a maior fonte de turistas para os hotéis e a participação de estrangeiros caiu para 35%. Após a Copa do Mundo e Olimpíadas, houve uma certa ressaca, pois o Brasil esteve muito na mídia internacional por conta dos eventos esportivos. Esse é um processo natural e observamos uma recuperação nos últimos meses”, explica o presidente da BLTA, Martin Frankenberg, ao Portal PANROTAS.

Em relação ao tempo de permanência, 65% fecharam até três diárias e 29% de quatro a sete diárias, com o público majoritariamente formado por casais (56%). As reservas foram realizadas, em maioria, direto nos balcões (40%), OTAs (19%) e agentes de viagens empatados com as operadoras (17% cada).

As atividades extras mais solicitadas envolveram gastronomia (91%) e spa (69%). Nas operadoras, 40% dos viajantes foram da Europa, superando o Brasil (36%) e a América do Norte (24%).
Divulgação/Anavilhanas Jungle Lodge
Conceito de luxo da BLTA foca em experiências
Conceito de luxo da BLTA foca em experiências

“No início de 2019, vamos realizar uma visita conjunta aos mercados de Nova York e Los Angeles, nos Estados Unidos, para promover os membros, de olho no impacto das mudanças com o novo processo de visto. Observamos uma mudança radical na demanda de visitantes norte-americanos para o Brasil no Turismo de luxo após o visto eletrônico”, revela.

CONCEITO E SUSTENTABILIDADE

Para a BLTA, a tendência do mercado de luxo atualmente é baseada na frase “o menos é mais”, com atenção dedicada à experiência e autenticidade de cada destino, sem excessos e muita ostentação. “De acordo com dados internacionais, o Turismo de luxo cresce cerca de 4% ao ano, globalmente, e consegue maior nível de empregabilidade, pois há 2,7 funcionários por unidade habitacional", completa a diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato.

A associação realiza no final de novembro seu primeiro Prêmio Sustentabilidade, que terá como objetivo reconhecer as melhores práticas dos associados nos aspectos social, ambiental e econômico. "É preciso se especializar no valor e qualidade do serviço e entender que temos que mostrar o que o Brasil tem de positivo, como os eventos culturais e a relação com a comunidade, para tirar a imagem de que o segmento de luxo é um setor exclusivista."

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