Civitatis quadruplica reservas para o Japão no primeiro semestre do ano
Isenção do visto e popularização nas redes sociais explicam o boom no Turismo japonês, aponta plataforma

O Japão vive um dos seus melhores momentos como destino turístico entre brasileiros. De acordo com dados da Civitatis, as reservas para o país cresceram mais de quatro vezes no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
"A combinação entre o fim da exigência de visto, o apelo cultural crescente e a visibilidade do Japão nas redes sociais criou um cenário ideal para que o país disparasse nas preferências dos brasileiros em 2025"
Country Manager da Civitatis no Brasil, Alexandre Oliveira
No primeiro semestre do ano, Tóquio, Kyoto e Osaka lideraram as reservas feitas por brasileiros na Civitatis no Japão. Já entre os passeios pagos, os três favoritos do público do país são o tour privado por Tóquio, a excursão ao Monte Fuji e ao lago Ashi, ambos com guia em português, e o ingresso para o Universal Studios Japan.
Cultura pop, redes sociais e fim do visto
Para Alexandre Oliveira, três fatores explicam o fenômeno:
- A retirada da exigência de visto para brasileiros para viagens de até 90 dias,
- A ascensão da cultura asiática no Brasil (especialmente entre os jovens),
- A presença constante do Japão nas redes sociais.
A política de isenção de vistos, implementada pelo governo japonês em 2023 para estadas de curta duração (até 90 dias), reduziu burocracias e custos e facilitou a entrada de turistas brasileiros, medida que teve impacto imediato nas reservas, segundo dados da Civitatis.
Ao mesmo tempo, o interesse pela cultura japonesa ganhou força no Brasil, especialmente entre o público jovem. De acordo com levantamento da Winnin de 2025, plataforma de inteligência artificial que identifica dados e tendências a partir do consumo de vídeos, nos últimos 12 meses foram produzidos cerca de 50 mil vídeos relacionados à cultura oriental nas redes sociais no Brasil, somando quase 12 milhões de visualizações e 185 mil interações.

Esse fenômeno se reflete no crescimento de eventos e locais ligados à cultura nipônica no Brasil, como é o caso do Bairro da Liberdade, em São Paulo, que segundo a APECC, recebe cerca de 20 mil visitantes por fim de semana. Este número se multiplica durante eventos como o Tanabata Matsuri, que reuniu 120 mil pessoas em 2024.
O festival Anime Friends, realizado em São Paulo, também confirma esse cenário, com mais de 150 mil visitantes em três dias de evento na edição de junho de 2025.
Experiências práticas e acessíveis atraem brasileiros
De acordo com a Civitatis, uma das principais apostas da empresa para o Japão em 2025 são os tours guiados em português, que seguem em alta demanda entre os brasileiros. A plataforma já oferece esse serviço em cidades como Tóquio, Kyoto e Osaka, além de estar presente em destinos como Nara e Hiroshima.
A proposta é abranger a diversidade de experiências disponíveis no Japão, com roteiros que vão de passeios na natureza, como a visita ao Monte Fuji, a passeios culturais por bairros históricos, vivências gastronômicas e ingressos para parques temáticos.
“Combinando tradição milenar, cultura pop, presença massiva nas redes sociais e agora menos barreiras de entrada, o Japão se consolida em 2025 como um dos destinos mais desejados dos brasileiros”, finaliza o Country Manager da Civitatis.