Da Redação   |   25/01/2024 13:47
Atualizada em 25/01/2024 13:53

MTur assina acordo na Fitur para guia de investimentos para o Afroturismo

Segundo ministro, aproximar o Brasil da África é uma prioridade do presidente Lula

Divulgação

O ministro do Turismo, Celso Sabino, juntamente com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinaram na manhã desta quinta-feira (25/1), durante a Fitur, em Madri, dois acordos com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) que serão importantes para fortalecer a atividade turística no Brasil. Trata-se de ação para a produção de um guia para quem deseja investir no país e um para a internacionalização de empreendimentos de afroturismo em solo brasileiro.

A assinatura foi realizada no estande do Brasil como parte da programação do segundo dia da feira. O CAF foi representado pelo diretor de Turismo Sustentável do banco, Oscar Rueda. No projeto de Afroturismo, a assinatura contou com a presença da representante da secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Jamile Machado. O evento contou ainda com a participação do diretor da ONU Turismo para as Américas, Gustavo Santos, e com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro.

O Guia "UNWTO Tourism Doing Business" é feito de forma específica em cada país e já disponibiliza exemplares na Colômbia e na República Dominicana. O documento traz uma série contínua de relatórios que destacam o clima atual de investimento de um país, bem como as oportunidades em seu setor de turismo.

As diretrizes contidas na publicação servem como uma ferramenta de investimento em turismo e visam fornecer informações e orientações valiosas sobre os benefícios e as condições para o investimento estrangeiro direto em um país, avaliando várias dimensões.

"Temos a satisfação de receber mais uma vez o apoio do CAF e da ONU Turismo para desenvolver o turismo no Brasil, um país que tem uma grande reserva de mercado. Precisamos divulgar todo o nosso potencial para o mundo, divulgando notícias que mostram nossa cultura, natureza e belezas únicas. Não tenho dúvida de que com esse guia vamos conseguir atrair cada vez mais investidores para o nosso país", avaliou o ministro.

Ministro Celso Sabino

"Estar junto do Brasil é uma decisão estratégica da ONU Turismo e no projeto de fazer os guias para a América Latina e Caribe não poderia faltar o Brasil e a imensa oportunidade de investimentos que tem esse país maravilhoso", declarou Gustavo Santos.

"Estamos honrando no dia de hoje com o compromisso assumido com o Ministério do Turismo do Brasil, de produzir o guia de atração turística para promover a atração de fundos de investimentos privados para o turismo brasileiro. Somos conscientes de que o Brasil é um país continental e que os turistas estão aproveitando muito menos do que o país tem a oferecer", afirmou Oscar Rueda, representante do CAF.

Afroturismo

A cooperação técnica denominada "Afroturismo no Brasil: desenvolvimento étnico-territorial impulsionado pela internacionalização da oferta turística de empreendedores", visa promover o conhecimento das melhores práticas de turismo reconhecidas internacionalmente. O texto prevê ainda a identificação da oferta de Afroturismo no Brasil para a promoção internacional.

"Esta é uma prioridade do Presidente Lula que é aproximar o Brasil da África em busca da valorização da nossa ancestralidade, e mostrar ao mundo toda a nossa cultura, tradições e culinária. Um país estável política e financeiramente. Visitem o Brasil", finalizou o ministro.




Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11153 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS