Da Redação   |   11/11/2022 08:21

Decolar fala do futuro das viagens digitais no Rio Innovation Week

Daniela Araujo falou da transformação pela qual o Turismo vem passando desde o início da pandemia

Por Carla Lencastre, especial para a PANROTAS

A primavera carioca finalmente deu as caras do terceiro dia da Rio Innovation Week (RIW), uma das principais feiras de negócios de inovação e tecnologia da América Latina. Céu azul e sol forte receberam expositores e visitantes no evento que termina dia 11 no Píer Mauá, na zona portuária no Centro do Rio de Janeiro, às margens da Baía de Guanabara. A RIW ocupa uma área de 50 mil m² dividida por diferentes setores da economia.

O Turismo tem um espaço exclusivo no Armazém 1, com 4 mil m² e curadoria da Secretaria estadual de Turismo (Setur RJ). A TurisTech Zone abriga estandes como os da CNC, da Riotur e da própria Setur; de atrativos turísticos da cidade, entre eles o AquaRio, e de startups de diferentes áreas ligadas ao setor de Viagens e Turismo, como empresas de conectividade, gestão hoteleira e segurança.

PANROTAS/Marluce Balbino
Daniela Araujo, da Decolar
Daniela Araujo, da Decolar
Com em todas as mais de 30 áreas da feira, a TurisTech Zone oferece uma extensa programação de painéis sobre inovação com grandes players do mercado trazendo informações e reflexões, pontuando desafios e destacando novas oportunidades de negócios. Na manhã do dia 10, uma das apresentações mais concorridas foi a de Daniela Araujo, diretora de produtos aéreos da Decolar, uma das empresas líderes em viagens na América Latina, com nove diferentes marcas. No painel “O presente e o futuro das compras das viagens digitais”, Daniela trouxe números e análises de diferentes fontes para exemplificar a transformação pela qual o Turismo vem passando desde o início da pandemia.

“O Turismo no Brasil tem a capacidade de desenvolver regiões além das capitais”, disse Daniela. “Por isso, amo falar sobre inovação no Turismo porque acredito que é um ótimo jeito de fomentar o desenvolvimento econômico e social do país.”

Como em outros painéis da TurisTech Zone, a importância de o Turismo se dedicar cada vez à inteligência de dados foi um dos destaques da apresentação de Daniela:
“Quase metade das pessoas que entram no site da Decolar não sabem para onde querem ir. Analisando os dados de busca, conseguimos medir as tendências do Turismo. Dos 57% que sabem o destino, apenas 8% já decidiram o hotel. Há muito espaço para direcionar o cliente.”
A diretora da Decolar compartilhou também um case da empresa que ilustra de maneira prática como a tecnologia pode ser aliada dos negócios do setor de Turismo:

“Aproveitamos o time de tecnologia, que estava ocioso no início da pandemia, para resolver um problema operacional, a demanda de informações sobre as regras de entrada em cada país conforme as fronteiras foram reabrindo. Redesenhamos o atendimento ao cliente criando uma landing page com os requisitos para viajar pelo mundo. E, depois, rentabilizamos, impactando o visitante com informações de venda o país que ele estava procurando. Fizemos parcerias com startups, empresas disruptivas, para enxergar e desenvolver soluções rápidas”.

Na Decolar, segundo Daniela, as reservas brutas aumentaram 129% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021, refletindo uma demanda no mesmo nível do segundo trimestre de 2019: “O volume de transações cresceu 65% em relação ao segundo trimestre de 2021 e atingiu 90% do registro do segundo trimestre de 2019.

O viajante em 2022

E neste final de 2022, o que busca o viajante? Daniela destacou três grandes tendências gerais: digitalização, personalização e experiência de consumo.

“Dados do Adobe Digital Economy Index mostram que comércio digital cresce 76% ao ano em todo o mundo. De 2019 a 2021, as compras online na América Latina dobraram, passando de US$ 3,9 bilhões para US$ 8 bilhões. Já um estudo da OpenText mostra que a pandemia mudou significativamente os valores e expectativas dos clientes em relação às marcas. Os consumidores entenderam que a personalização da experiência digital é fundamental, a pandemia elevou as expectativas. E os dados da Shoppers Consulting revelam que 49% dos consumidores estão dispostos a oferecer informações pessoais em troca de experiências de compra inovadoras e inesquecíveis. As soluções para atender a todas estas demandas são inteligência artificial e tecnologia em geral. Temos que inovar oferecendo inovação.”

Quanto aos desafios e oportunidades, Daniela ressaltou também três pontos principais: omnicanalidade, conexão e sustentabilidade:

“É fundamental estar presente em todos os canais possíveis, o site e o aplicativo têm que conversar. É importante aproveitar o momento. Promoções, desconto e financiamentos são incentivos essenciais porque oportunidade é o que motiva os viajantes. E já passou muito do tempo de achar que conservar o planeta era questão de bondade. Promover sustentabilidade e responsabilidade social, e comunicar o que a empresa está fazendo, beneficia a marca e hoje é um dos principais focos de escolha do cliente”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11143 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS