Filip Calixto   |   01/08/2023 20:10
Atualizada em 01/08/2023 20:31

Daniel Françoso fala sobre automação e IA no PANROTAS Next

CEO da Turbox definiu as principais diferenças entre automação e robotização e como aplicar no Turismo

PANROTAS / Filip Calixto
Daniel Françoso é fundador e CEO da Turbox, empresa que oferece soluções tecnológicas para o Turismo
Daniel Françoso é fundador e CEO da Turbox, empresa que oferece soluções tecnológicas para o Turismo

GOIÂNIA (GO) - Fundador e CEO da Turbox – empresa que oferece soluções tecnológicas para o Turismo –, Daniel Françoso foi um dos palestrantes do PANROTAS Next Goiânia 2023, nesta terça-feira (1). Formado em Turismo e com especialização em tecnologia, o consultor trouxe para o palco uma série de argumentos sobre as melhores oportunidades de aplicação de automação e inteligência artificial, considerando como esses conceitos podem ser aplicados ao Turismo.

"Automação e inteligência artificial já estão profundamente inseridas no dia a dia do setor de Turismo. Elas estão presentes em áreas como sistemas de reservas automáticas, chatbots de atendimento ao cliente, análise de dados para identificação de tendências e personalização de ofertas", explica Françoso. Ele completa lembrando que existem ainda muitas oportunidades inexploradas, basta buscar as ferramentas e entender como elas podem servir ao propósito definido.

Para iniciar o processo de automação e emprego da IA nas empresas de Turismo, aponta o palestrante, é preciso olhar para dentro e a partir desse exercício perceber como a tecnologia poderia melhorar a rotina. "Quando algum empresário me procura buscando maneiras de aplicar a automatização no seu cotidiano, sugiro que ele busque entender algumas questões. Como se dá o seu cotidiano? Quais tarefas necessárias irritam mais? O que me deixa tranquilo de não ter que fazer?".

Essas perguntas, no raciocínio do fundador da Turbox, podem dar uma direção de como a tecnologia pode ser aplicada no sentido de eliminar processos desgastantes.

Automação x Robotização

Françoso ainda fez uma diferenciação lembrando aos agentes que automação (e automatização) não é o mesmo que robotização e que esses dois processos geram resultados diferentes. Segundo o especialista, as diferenças são as seguintes:

Automação

Automação de processos é torná-los mais eficientes e velozes. Desta forma, atividades corriqueiras e repetitivas podem ser realizadas automaticamente, reduzindo custos e erros.

Robotização

É também entendido como automação, mas com uma diferença: robotizar é substituir operadores por máquinas. Um software, por exemplo, pode ser programado para realizar ações em determinado aplicativo como se fosse um ser humano.

A palestra de Daniel Françoso para agentes de viagens e os detalhes da apresentação seguem sendo difundidos nas edições PANROTAS Next pelo Brasil. O evento começou hoje (1) e passa por mais três cidades entre esta semana e a próxima.

Participam do PANROTAS Next: CVC, Turismo de Israel, Setur-BA, ViagensCorp, ViagensPromo e VisitBuenos Aires, com apoio Cep Transportes e Cinex.

Tópicos relacionados