Karina Cedeño   |   13/03/2024 12:08
Atualizada em 13/03/2024 13:50

Tecnologia no Turismo: players se unem para alavancar o setor

Dados da Mymento mostram que somente 0,12% do total de empresas no Brasil são focadas em tecnologia


PANROTAS / Emerson Souza
Eduardo Lorea, CEO da Numerik, e Ana Biselli, presidente da Resorts Brasil
Eduardo Lorea, CEO da Numerik, e Ana Biselli, presidente da Resorts Brasil

Somente 0,12% do total de empresas no Brasil são focadas em tecnologia atualmente, mas elas têm um enorme potencial de crescimento, com a projeção de aumentar esse número em 50% nos próximos cinco anos, de acordo com dados da Mymento. Pensando em reverter esse cenário, players dos setores de Turismo e de tecnologia têm se unido para impulsionar o desenvolvimento mútuo. Uma das ações realizadas é o Turistech Summit, evento do Turistech Hub que aconteceu ontem (12) em São Paulo.

O hub de inovação idealizado pela Numerik nasceu a partir de uma demanda do mercado, de acordo com o CEO da empresa, Eduardo Lorea. “Em 2020 fizemos no Brasil o primeiro desafio nacional de startups de Turismo, no qual a Mymento foi uma das finalistas. No momento de execução desse projeto, estávamos em plena pandemia, período em que o setor demandava um trabalho de inovação coordenado. A Ana Biselli, presidente da Resorts Brasil (uma das fundadoras do Turistech Summit), é uma das pessoas que fizeram parte desse momento, além de outros líderes do setor. Demandaram que isso se tornasse em um trabalho continuado e articulado em prol do Turismo, como ferramenta de competitividade e sustentabilidade, e isso deu origem ao Turistech Hub em 2023. Estamos completando o primeiro ano do hub”, conta Lorea.

“Do lado do setor produtivo, trata-se de uma cadeia super fragmentada e não faz sentido falar de hotel sem pensar na agência, nem falar desta última sem pensar na mobilidade. A Resorts Brasil percebia que a discussão de inovação era muito fragmentada, isolada e às vezes sem continuidade. Tomando a experiência que tivemos com a pasta politica, unimos forças e definimos estratégias do que seria prioritário", complementa Ana Biselli. "O Turistech vem com esse propósito de ajudar a identificar quais são os principais entraves e juntar os demandantes de inovação com os ofertantes de solução. E a Resorts Brasil entende que ninguém vai fazer nada sozinho pelo Turismo. O setor em Portugal aumentou quase 5% sua contribuição no PIB do país. Como eles fizeram isso? Com inovação, tecnologia e coordenação de esforços na mesma direção", destaca. O Turistech Summit tem sete fundadores, sendo: ADIT Brasil, Alagev, BeFly, Braztoa, Embratur, Prefeitura de São Paulo e Resorts Brasil.

"Vendo o mercado como um todo, enxergamos que todo segmento tem muita atenção de fintechs, mas as turistechs não têm essa atenção, os fundos de programas de aceleração nem têm traveltechs como categoria, sempre há outras, então é muito importante ter alguém no mercado que nos ajuda a ter essa atenção", conclui o CEO da Mymento, Johannes Noebels.

PANROTAS / Emerson Souza
Johannes Noebels e Natalia Castorino, ambos da Mymento
Johannes Noebels e Natalia Castorino, ambos da Mymento

Tópicos relacionados