Artur Luiz Andrade   |   21/11/2024 11:13
Atualizada em 21/11/2024 11:27

Para a CEO da Expedia, Ariane Gorin, IA precisa ser testada onde for possível

Executiva foi uma das palestrantes da Phocuswright Conference, em Phoenix

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Mitra Sorells e Ariane Gorin
Mitra Sorells e Ariane Gorin

A CEO do Expedia Group, Ariane Gorin, foi a convidada da abertura da Phocuswright Conference, nesta quarta-feira, 20 de novembro, em Phoenix, Arizona. E, claro, como em todos os painéis e apresentações que se seguiram, um dos temas da conversa foi sobre o uso de inteligência artificial nos processos e etapas da viagem – do planejamento à experiência em si, incluindo nos parceiros comerciais da empresa.

A CEO falou que ajudar as 60 mil agências conectadas ao Expedia Taap (plataforma B2B da OTA) com IA, para poderem dar respostas mais rápidas a seus clientes faz parte da estratégia. Segundo ela, todo o ecossistema precisa ter acesso à IA e suas utilizações, mesmo quando o parceiro é visto como concorrente (como os cartões de crédito).

Ariane Gorin, entrevistada pela vice-presidente de Conteúdo da Phocuswright e Phocuswire, Mitra Sorells, disse que a Expedia está testando inteligência artificial em todos os processos e etapas do negócio e também observando de perto como ela evolui em toda a indústria.

Gorin disse que a Expedia foi uma das primeiras a introduzir o ChatGPT em seu aplicativo — apenas para testar como as pessoas o usam. E é normal que alguns testem funcionem e outros não, mas é preciso testar o uso da IA onde for possível, e analisar os resultados e desdobramentos.

"Hoje, estamos testando em quase tudo nas operações da empresa, seja no atendimento ao cliente, onde a maioria de nós está vendo o retorno mais imediato... ou em produtos, reviews, insights de destinos", disse a CEO, que também destacou a nova ferramenta de IA Romie, que tem se mostrado popular para planejamento de viagens. Este uso, aliás, tem sido o mais apontado por palestrantes e diretores de empresas que investem em IA e seus possíveis caminhos na indústria.

"O que estamos descobrindo é que as pessoas estão interessadas em usar a nossa ferramenta para planejamento de viagens. Elas querem saber sobre destinos, têm perguntas relacionadas ao orçamento de viagens."

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Mitra Sorells e Ariane Gorin
Mitra Sorells e Ariane Gorin

O Marketing é outra frente onde Ariane diz que houve boa resposta no uso de IA. "Como muitas grandes empresas globais, estamos fazendo marketing em todo o mundo, então podemos testar as coisas rapidamente em diferentes países", disse ela.

A Expedia também aproveitará a IA para seus parceiros, como ajudar os proprietários a embarcarem na plataforma para ter melhores descrições ou ajudar os anunciantes com imagens. Ou seja, a tecnologia testada e desenvolvida não se restringirá à Expedia, mas também aos parceiros, para que o cliente sinta a melhor e mesma experiência em toda a jornada.

"Acredito muito na construção de pontes e em prestar atenção ao que está acontecendo no mundo exterior, porque acho que é assim que todos nós cresceremos e faremos coisas melhores para os viajantes, nossos parceiros e colaboradores."

Assista abaixo à sessão completa com a CEO da Expedia, durante a Phocuswright Conference:


A PANROTAS é media partner da Phocuswright Conference e viaja a convite da Phocuswright, Delta Air Lines e BWH Hotels, com proteção GTA



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.