Da Redação   |   21/03/2025 17:15
Atualizada em 21/03/2025 17:16

IA para hotéis, tecnologia nas passagens e mais: os destaques em travel tech desta semana

Da inteligência artificial aplicada na hotelaria até novas ferramentas para facilitar compra de passagens

O universo das travel techs segue em expansão, trazendo inovações que já estão transformando a forma como viajamos, desde o planejamento até o desembarque. Da inteligência artificial aplicada na hotelaria até novas ferramentas para facilitar a compra de passagens, a tecnologia continua a impulsionar a experiência dos viajantes.

Confira os principais destaques da semana e saiba como essas novidades podem impactar o setor.

IA transforma a experiência em hotéis de luxo

Divulgação/Hidalgo Tours
A projeção do Global Wellness Institute destaca que o mercado de turismo de bem-estar deve atingir US$ 1,3 trilhão em 2025
A projeção do Global Wellness Institute destaca que o mercado de turismo de bem-estar deve atingir US$ 1,3 trilhão em 2025

A adoção de inteligência artificial (IA) pela indústria hoteleira tem ganhado força. Com assistentes virtuais e sistemas automatizados, redes de hotéis estão aprimorando o atendimento ao cliente e personalizando as experiências de luxo.

A IA também auxilia na otimização de preços e na gestão de reservas, garantindo eficiência operacional.

A projeção do Global Wellness Institute destaca que o mercado de turismo de bem-estar deve atingir US$ 1,3 trilhão em 2025, quase o dobro do valor registrado antes da pandemia, que foi de US$720 bilhões em 2019.

Com a tecnologia como grande aliada, especialistas acreditam que esse crescimento pode ser ainda maior, especialmente com o uso de IA, dispositivos vestíveis e plataformas integradas que facilitam o acesso a experiências voltadas à saúde e ao bem-estar durante as viagens.

Plataforma facilita divisão de passagens aéreas

Divulgação
A nova função foi integrada ao site da companhia por meio do sistema Group Payments
A nova função foi integrada ao site da companhia por meio do sistema Group Payments

A companhia aérea Air Europa anunciou uma nova funcionalidade para facilitar o pagamento de passagens aéreas, especialmente para quem viaja em grupo. Em parceria com a startup britânica Hands In, a companhia agora permite que os passageiros dividam o valor da compra entre várias pessoas ou utilizem diferentes cartões de crédito.

A nova função foi integrada ao site da companhia por meio do sistema Group Payments, que gera um link de pagamento e permite que cada viajante contribua com uma parte do valor da reserva.

A Air Europa também estuda expandir as opções de pagamento futuramente, incluindo o PayPal, permitindo que os viajantes combinem essa opção com cartões de crédito e débito para parcelar ou dividir os custos da passagem.

Como a IA e machine learning, Civitatis visa crescer 70% no Brasil

PANROTAS / Pedro Menezes
Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil, e Alberto Gutierrez, CEO da Civitatis
Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis no Brasil, e Alberto Gutierrez, CEO da Civitatis

A Civitatis, plataforma global de reservas de tours e atividades turísticas, pretende crescer 70% no Brasil em 2025, impulsionada pelo uso de tecnologia para oferecer experiências personalizadas.

Segundo Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil, a empresa aposta em inteligência artificial (IA) generativa e machine learning para aprimorar as recomendações aos usuários e otimizar a retenção de clientes, ajustando serviços com base no comportamento e preferências individuais.

“A IA já é amplamente usada para personalizar recomendações de produtos e serviços. O que a gente oferece para o usuário já leva em conta algoritmos bem sofisticados de machine learning e de inteligência artificial. Além disso, a empresa utiliza IA para otimizar a retenção de clientes, analisando o lifetime value de cada usuário para oferecer uma experiência ainda mais ajustada às suas preferências”, disse Oliveira.

Mews levanta US$ 75 milhões para tecnologia de gestão hoteleira

Reprodução
Mews busca continuar modernizando a hospitalidade com tecnologias
Mews busca continuar modernizando a hospitalidade com tecnologias

A Mews, empresa holandesa de tecnologia para gestão hoteleira, levantou US$ 75 milhões em uma nova rodada de investimentos liderada pela Tiger Global. Agora, o total arrecadado pela companhia atinge US$ 410 milhões. Fundada em 2012, a Mews desenvolve sistemas de gestão de propriedades (PMS) que otimizam operações como check-in, check-out, gestão de hóspedes e serviços de camareira.

Com uma base de clientes formada majoritariamente por hotéis independentes na Europa, como BWH Hotels, Strawberry e The Social Hub, a Mews busca continuar modernizando a hospitalidade com tecnologias que automatizam tarefas operacionais e aprimoram a experiência dos hóspedes.

A empresa tem como objetivo expandir sua presença nos Estados Unidos, onde já investiu US$50 milhões, além de impulsionar o crescimento por meio de aquisições.

ClickBus leva mobilidade digital a 95% das rotas brasileiras

Anna Gabriela Costa
lbert Leonardo, VP Comercial da ClickBus
lbert Leonardo, VP Comercial da ClickBus

A digitalização tem impactado também o setor de viagens rodoviárias no Brasil, tornando a compra de passagens mais ágil e conveniente. Empresas como a ClickBus, que emitiu mais de 14 milhões de bilhetes em 2024, simplificaram o processo de aquisição, eliminando burocracias e oferecendo múltiplas formas de pagamento.

O avanço tecnológico também democratizou o acesso às passagens, conectando a ClickBus a mais de 200 empresas e abrangendo 95% das rotas do País.

Com uma experiência omnichannel que inclui aplicativo, desktop e WhatsApp, a empresa moderniza o transporte rodoviário, tornando-o uma alternativa para executivos e viajantes a lazer, mesmo diante do desafio de ampliar a digitalização em um setor onde apenas 35% a 40% das passagens são vendidas online.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11150 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS