Novidades em travel tech: turistas confiam cada vez mais em IA para planejar viagens
Veja os principais anúncios em tecnologia para o Turismo desta semana, apresentados pela Travel Tech Hub

Como a Inteligência Artificial está conquistando os viajantes? Mais da metade deles já está pronta para deixar a IA planejar suas viagens do início ao fim, segundo pesquisa da Accenture. Essa tendência impulsiona empresas como a Smartlink, que oferece soluções completas de TI para digitalizar agências e operadoras.
Também mostramos como o Brasil está se posicionando para atrair até US$ 4,5 bilhões em investimentos no setor turístico, com foco em projetos sustentáveis e inovadores em todas as regiões do País.
E, direto de Porto de Galinhas, a Biofábrica de Corais se destaca com uma abordagem de Turismo regenerativo que alia biotecnologia e experiências transformadoras para os viajantes preservarem os recifes de corais do litoral pernambucano.
Confira abaixo as principais notícias em travel tech, compartilhadas no Travel Tech Hub, iniciativa parceira da PANROTAS:
IA conquista viajantes globais

Mais da metade dos turistas ao redor do mundo já está pronta para deixar a Inteligência Artificial planejar suas viagens do início ao fim, segundo estudo global da Accenture com 18 mil consumidores em 14 países.
Entre os “usuários ativos” — que usam IA generativa pelo menos uma vez por semana —, a tecnologia já supera agências on-line e redes sociais como principal canal para descobrir destinos. A pesquisa aponta que 80% dos entrevistados já utilizam IA em interações com companhias aéreas, hotéis ou plataformas de viagem, e 93% desses usuários ativos dizem confiar na IA para decisões de compra.
Segundo a pesquisa, os agentics, agentes de IA que executam tarefas complexas com pouca intervenção humana, ganham protagonismo, oferecendo desde reservas automatizadas até monitoramento de preços e uso de pontos de fidelidade. O levantamento ainda mostra que 42% dos consumidores estariam dispostos a trocar de marca por uma que ofereça soluções proativas via IA.
Smartlink impulsiona Turismo digital

A Smartlink vem acelerando a transformação digital de agências de Turismo ao oferecer soluções completas de tecnologia da informação, incluindo infraestrutura, nuvem, cibersegurança e suporte técnico.
Atuando como uma espécie de “TI terceirizado”, a empresa ajuda negócios que ainda não têm uma estrutura interna a se adequarem às exigências atuais do setor, como conformidade com a LGPD, estabilidade dos sistemas e segurança digital. A proposta é permitir que as equipes foquem no atendimento ao cliente, enquanto a Smartlink cuida da base tecnológica.
Casos como o crescimento da TTW Group e a migração estratégica da Ambiental Turismo ilustram a eficácia da abordagem. A Smartlink também fornece telefonia corporativa e mantém parcerias com marcas como Microsoft, Google, Kaspersky e 3CX.
Startup brasileira usa tecnologia 3D para regenerar corais

A Biofábrica de Corais, startup sediada em Porto de Galinhas (PE), integra biotecnologia e preservação marinha. Fundada em 2022 a partir de uma pesquisa da UFPE, a empresa utiliza tecnologia 3D para restaurar recifes de coral em três bases no Nordeste: Porto de Galinhas, Tamandaré e Maragogi.
Além de promover a regeneração ambiental, a iniciativa convida os turistas a participarem ativamente do processo, por meio de experiências como mergulho, flutuação e adoção de corais.
Com mais de seis mil corais manejados, a startup se destaca por combinar ciência e educação ambiental em ações que envolvem emoção e propósito. A ameaça crescente do branqueamento de corais torna a atuação da Biofábrica ainda mais relevante, e sua abordagem já atraiu o apoio de empresas como CVC, Azul Viagens e WWF Brasil.
Brasil mira Turismo verde e tech

O Brasil pretende atrair até US$ 4,5 bilhões em investimentos por meio de 23 projetos turísticos sustentáveis e inovadores cadastrados no Guia de Investimentos, lançado pelo Ministério do Turismo em parceria com a ONU Turismo e o CAF.
A iniciativa promove empreendimentos como terminais de cruzeiros, resorts, centros de convenções e Turismo rural em diversas regiões do País. Com a sustentabilidade no centro da estratégia, o governo prepara um manual técnico, em parceria com a Unesco, para qualificar novos projetos turísticos, com foco em construções sustentáveis e retrofit.
Entre janeiro e março de 2025, o setor já registrou US$ 81 milhões em investimentos estrangeiros diretos, alta de 88% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 12 meses, o total chegou a US$ 398 milhões, reforçando o interesse internacional no turismo brasileiro como motor de inovação e desenvolvimento.
Por Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS