Inteligência Artificial e Inovação no Turismo são temas de palestras no TTH Day; confira
Quatro especialistas no assunto apresentaram soluções para os participantes do evento da PANROTAS

A segunda edição do Travel Tech Hub Day, evento da PANROTAS voltado para Tecnologia no Turismo, acontece durante toda esta segunda-feira (15) no Cubo Itaú, em São Paulo, com programação de sessões educacionais comandadas por especialistas em Inteligência Artificial e Inovação.
Entre os temas apresentados, a trilha abordou a aplicação da IA no Marketing, o impacto imediato de tecnologias acessíveis, o uso da IA no Turismo e os efeitos da IA na hotelaria.
Veja um pouco do que foi abordado em cada uma delas:
Marketing Impulsionado por IA
Abrindo a trilha de AI e Inovação, Rafael Fiales, co-fundador & CTO da Enableurs, apresentou casos reais e ferramentas que mostram como a Inteligência Artificial alavanca eficiência e ROI nas empresas, além de automatizar tarefas repetitivas, ganhar tempo e focar em estratégia, criatividade e resultado.

O especialista demonstrou que 72% das empresas já usam a IA para personalização em escala, criação de conteúdo, análise e segmentação de dados, e qualificação e automação de leads. Entre os resultados e benefícios dessa aplicação, vemos:
- ROI de vendas cresce entre 10% e 20% com IA;
- Redução de custos de marketing em até 19%;
- 25% das equipes atingem metas mais facilmente.
No entanto, apesar de 92% das empresas planejarem ampliar os investimentos em IA generativa, a privacidade ética e a integração de novas habilidades nas equipes ainda são entraves na implementação da tecnologia.
A palestra foi concluída com algumas recomendações para os profissionais. Evite automatizar tudo de uma vez, criar fluxos complexos no início e não testar cenários de erros. Procure começar com um processo para depois expandir, sempre teste com dados reais e monitore a performance dos fluxos.
Como vencer a batalha contra a ineficiência operacional
Fábio Araújo Barreto, fundador de startups como iaiNet e Just Travel, apresentou uma sessão focada em identificar ineficiências recorrentes nas operações de empresas de viagens e como tecnologias acessíveis — da automação à IA — podem gerar impacto imediato em tempo, custo e experiência.
O especialista surpreendeu os participantes ao apresentar que o ChatGPT alcançou um milhão de usuários em apenas cinco dias. Netflix (três anos e meio), Airbnb (dois anos e meio), Twitter (dois anos) e Spotify (cinco meses), são grandes marcas globais e levaram muito mais tempo para alcançar o mesmo número de acessos.

Barreto explicou que as operadoras de Turismo possuem diversos processos manuais na sua operação, que as agências de viagens precisam otimizar cada vez mais suas vendas on-line, que os atrativos turísticos precisam da tecnologia para melhorar sua gestão e divulgação, e que os viajantes querem cada vez o fluxo mais prático.
Ainda que o Brasil esteja no Top 3 dos países que mais usam o ChatGPT, poucas empresas no Turismo estão maduras em Inteligência Artificial:
- 66% da indústria permanece subdesenvolvida em estratégia e prática de IA;
- 39% das PMEs brasileiras utilizam processos manuais para gerir as despesas;
- 38 dias perdidos no ano por empresas média devido à ineficiência;
- 21% das organizações utilizam a IA em suas rotinas no Brasil.
Casos de Uso — Aplicações reais de IA no Turismo
Por que a IA está com tanto hype agora? Guilherme Ferreira, diretor da Deal Engine, explicou que há de diferente entre Inteligência Artificial Clássica e Inteligência Artificial Generativa. O especialista contou que, antes, a IA era baseada apenas em machine learning, invisível ao consumidor. Já hoje, vemos interfaces conversacionais que são acessíveis e intuitivas a todos.

Para que os profissionais pudessem entender com mais clareza como a IA generativa participa do nosso dia a dia, Ferreira apresentou alguns exemplos de plataformas voltadas para viagens:
- Voopter Club: Curadoria de tarifas baixas + contexto (feriados/eventos). Entrega valor imediato ao cliente final;
- Mize e Vervotech: Mapeiam nomes de hotéis e quartos para eliminar duplicidade. Melhora conversão, experiência de busca e traz menos erros;
- Hopper: Prevê tarifas e oferece produtos. 65% das receitas vêm desses produtos;
- AirHelp: Realiza triagem de compensação cruzando dados de voo, clima e leis.
Como uma IA vendeu mais de R$ 20 milhões em 6 meses
Fabio Estevez, diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Tauá, encerrou a trilha de AI & Inovação compartilhando como a rede soube lucrar e otimizar o tempo dos hóspedes a partir da Inteligência Artificial. O Tauá conta com propriedades em Atibaia (SP), Alexânia (GO), Araxá (MG) e Caeté (MG) e está preparando a inauguração de um empreendimento em João Pessoa (PB), que deve ser o maior da rede.

O CIO contou que os pilares de crescimento da rede são baseados em dados, CRM, IA e atendimento, e, partir deles, foi desenvolvida a Aurora, chatbot que participa da jornada do cliente no momento da venda, no check-in e como concierge durante a hospedagem.
No primeiro semestre deste ano, o Tauá registrou um crescimento de 193% no faturamento em CRM e gerou R$ 35 em faturamento a cada real investido em marketing digital. A partir do Aurora E-commerce, que realiza as vendas diretamente no chat do site do hotel, foram registrados R$ 23 milhões em vendas e mais de 75 mil acessos.
A rede também lançou o Projeto Conecta, com atendimento omnichannel (WhatsApp, Telefone, E-mail), em que foi registrado ganho de produtividade, redução no tempo de atendimento, identificação instantânea do cliente, geração de proposta e envio pela mesma plataforma.
O Travel Tech Hub Day 2025 conta com o patrocínio de Argo Solutions, Benner, Clara, Copastur, GRP, HotelDO, Jeeves, Larian AI, Lemontech, Ligaí, Mobility, Paytrack, Planne, Trend Viagens, Vale Pay e o apoio de Cubo, R1 e Tes.