Beatrice Teizen   |   17/02/2023 11:06

ClickBus fecha 2022 com aumento de 75% na receita

GMV de R$ 1,43 bilhão, valor que representa cerca de 70% a mais do que o apurado ao final de 2021

A ClickBus, marketplace de passagens rodoviárias, encerrou o ano de 2022 com um aumento de 75% em receita líquida, somando um GMV de R$ 1,43 bilhão, valor que representa cerca de 70% a mais do que o apurado ao final de 2021.

Divulgação
Phillip Klien, CEO da Clickbus
Phillip Klien, CEO da Clickbus
O resultado é reflexo de seus investimentos em melhorias – em 2022 foram mais de R$ 50 milhões aportados para isso – e do elevado crescimento da venda de passagens. Além disso, em 2022, a ClickBus transportou cerca de 40% de passageiros a mais em relação ao ano anterior. Atualmente conta com mais de 3,2 milhões de clientes ativos em sua base e mais de 10 milhões de usuários cadastrados.

“Nosso propósito é viabilizar momentos únicos e transformadores viajando de ônibus, e por meio da nossa tecnologia e um atendimento que é benchmark para o mercado conseguimos ser um dos principais protagonistas do modal rodoviário. Enquanto a utilização do modal chega próximo ao volume pré-pandemia, nós mais que dobramos de tamanho. A ClickBus é sinônimo de compra de passagens rodoviárias e cada vez mais investimos em trazer diferenciais para viajantes, viações e parceiros”, afirma o CEO da empresa, Phillip Klien.

Fintechzação
Somando-se aos braços de negócios já estabelecidos (a OTA e a criação de White Labels), um dos objetivos em 2023 será buscar novos produtos financeiros tanto para as viações e parceiros quanto para os viajantes, com novas parcerias sendo estudadas, criando um braço de produtos fintech.

Para inaugurar a iniciativa, está sendo lançada uma linha de crédito em parceria com uma empresa terceirizada para as viações parcerias. Degundo a companhia, é um produto que vai fidelizar ainda mais os clientes (B2B), resolvendo dores importantes como fluxo de caixa.

Investimentos para o novo ano
Para 2023, a ClickBus planeja seguir em rota de ascensão, investindo em inovação, no desenvolvimento da digitalização do setor e na migração do off to on. Para isso, vai investir mais de R$ 110 milhões ao longo do ano, um montante 49% maior do que o investido em 2022. O foco será o desenvolvimento tecnológico da empresa e de sua infraestrutura digital para melhorias no produto e lançamentos de novas features. Além da contratação de pessoas, para dar suporte a toda estratégia da companhia.

Outro ponto são investimentos expressivos em marketing e na aquisição de novos clientes para promover o rodoviário e fortalecer sua marca. A empresa também vai apostar forte em um braço de fintecherização, incluindo inovações em tecnologia voltadas para melhorar a experiência e gerar mais eficiência para os parceiros e a atração de novos públicos para o mercado on-line.

“Em 2022, notamos que 56% das compras nas nossas plataformas (mobile e desktop) foram realizadas por clientes que compraram pela primeira vez com a gente. Existe ainda um enorme potencial para que mais clientes usem cada vez mais o modal rodoviário e façam a compra de suas passagens no ambiente digital”, finaliza Klien.

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