Victor Fernandes   |   22/06/2023 10:38
Atualizada em 22/06/2023 10:48

Trem da Brightline conclui construção para Orlando e já planeja 2º trilho

Serviço de trem da Flórida já iniciou preparações para integração de um segundo trilho ao novo corredor


Divulgação
Celebração incluiu prefeitos que representam as cidades-estação da Brightline
Celebração incluiu prefeitos que representam as cidades-estação da Brightline

A empresa ferroviária Brightline celebrou a conclusão da construção para Orlando, na Flórida, abrindo caminho para o lançamento do serviço de trem rápido entre o centro e o sul da Flórida neste verão dos Estados Unidos. Para marcar a conclusão da construção, os prefeitos que representam as cidades-estação da Brightline, juntamente com os membros da equipe de construção da Brightline Orlando, se reuniram para comemorar com uma mesa redonda sobre transporte e impacto econômico na Flórida.


"Concluir este projeto é o culminar de mais de uma década de dedicação, determinação e trabalho árduo. Nossa equipe mostrou sua capacidade incansável de navegar e superar desafios para nos trazer onde estamos hoje. Construímos algo notável e estou animado para ver milhões de pessoas viajando de forma mais brilhante"

Mike Reininger, CEO da Brightline

A expansão da Brightline em Orlando começou em junho de 2019, um ano após o início das operações no sul da Flórida entre as estações de Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach. Estações adicionais foram abertas no centro de Boca Raton e Aventura em 2022, enquanto a construção para Orlando continuava. A Brightline é a primeira entidade privada a fornecer um sistema ferroviário intermunicipal desde que Henry Flagler construiu a ferrovia há mais de um século.

A construção da Brightline (Fase I e II) gerou mais de 10 mil empregos e mais de US$ 6,4 bilhões em impacto econômico para o estado da Flórida (de acordo com estudos econômicos). As equipes de construção trabalharam mais de sete milhões de horas lutando contra a pandemia do covid-19 e a escassez da cadeia de suprimentos para concluir a extensão do corredor de 270 quilômetros.

Próxima Fase Brightline Florida

A Brightline continua testando trens de alta velocidade em todo o corredor entre West Palm Beach e Orlando e testará em Breward County em julho. Além dos testes, a Brightline concluiu recentemente seu corte final de trilhos no projeto de Orlando, que integra um novo segundo trilho ao corredor existente. Após a conclusão do teste, a Brightline realizará a certificação da tripulação e a demonstração do serviço de receita.


Expansão Orlando

O projeto de extensão de Orlando da Brightline é dividido em quatro zonas, que incluem uma instalação de manutenção de veículos de última geração, construção de inquilinos da estação de Orlando no Aeroporto Internacional de Orlando, 56 pontes, três passagens subterrâneas e atualizações para 156 cruzamentos ferroviários.

Zona 1

  • Basecamp: instalação de manutenção de veículos da Brightline localizada em um local de 62 acres ao sul do Aeroporto Internacional de Orlando. A instalação de 12.820 metros quadrados abrange o comprimento de dois campos de futebol e é grande o suficiente para atender 16 trens diariamente com uma lavagem de trem totalmente automatizada e uma fazenda de biodiesel de 80 mil galões.
  • Brightline Orlando Station: estação de trem de 310 metros quadrados localizada na nova estação de trem de 7.430 metros quadrados do Aeroporto Internacional de Orlando. A estação de trem se conecta diretamente ao novo Terminal C do aeroporto e o transportador automatizado “Terminal Link” conecta a estação de trem ao restante das instalações do aeroporto, incluindo os terminais A e B, em menos de cinco minutos. A construção da estação inclui o exclusivo Mary Mary Bar, MRKT Place, uma área de recreação infantil BrightKids e salões SMART e PREMIUM.

Zona 2

Esta seção está localizada no coração do Aeroporto Internacional de Orlando e representa uma das áreas de construção mais complexas e desafiadoras de todo o projeto. A via dupla projetada viaja sob pistas de táxi ativas do aeroporto e sobre estradas de reboque e inclui seis pontes, duas passagens subterrâneas e várias melhorias no aeroporto, incluindo uma nova configuração de intercâmbio de tráfego e a primeira rotatória do aeroporto projetada para auxiliar no fluxo de tráfego.

Zona 3

O corredor de 56 quilômetros do novo alinhamento ferroviário segue o corredor Beachline Expressway/SR 528 entre o Aeroporto Internacional de Orlando e Cocoa. Os esforços incluem 18 novas pontes, três passagens subterrâneas, instalações de drenagem, instalação de trilhos e sinalização e 95 quilômetros de trilhos novos.

Zona 4

Este corredor de 207 quilôemetros de trilho existente entre Cocoa e West Palm Beach foi atualizado da Classe IV para VI (permitindo serviço de até 177 quilômetros por hora) e incluiu um segundo trilho principal construído paralelamente ao trilho existente. O trabalho inclui a mudança de 90 quilômetros de trilhos existentes, construção de 160 quilôemtros de novos trilhos Classe VI dentro do direito de passagem existente, reabilitação de 45 quilômetros de desvios existentes, instalação ou realocação de aproximadamente 80 desvios e cruzamentos, realocação de dutos de fibra paralelo ao ROW e atualizações e melhorias adicionadas a 156 cruzamentos ferroviários. O trabalho também incluiu a substituição de 19 pontes, incluindo duas pontes móveis, a substituição da ponte do rio Loxahatchee e a reabilitação da ponte do rio St. Lucie.

Componentes de segurança e cruzamentos

A Brightline fez melhorias de segurança cruciais em todos os 156 cruzamentos ferroviários ao longo do corredor de 207 quilôemtros de Cocoa a West Palm Beach. Essas melhorias variam por cruzamento, mas incluem novos portões de cruzamento, sistemas de sinalização, portões de pedestres, marcações de pavimento e perfis de estrada. Onde os trens operam acima de 127 quilômetros por hora, os cruzamentos têm portões quádruplos ou canteiros centrais para evitar que os motoristas dirijam ao redor dos portões de cruzamento rebaixados.

A conclusão das realizações de engenharia inclui:

  • Mais de dois milhões de picos e parafusos;
  • 2,3 milhões de toneladas de granito e calcário transportadas por 20 mil vagões;
  • 102 milhões de quilos de aço americano 100% reciclado;
  • 4,5 milhões de metros cúbicas de aterro ferroviário;
  • 450 mil tirantes de concreto feitos em Fort Pierce, Flórida.

Confira abaixo vídeo em time lapse da construção dos trilhos da Brightline para Orlando.

Orlando to Miami Construction Timelapse from Katie Mitzner on Vimeo.


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