Karina Cedeño   |   02/12/2024 18:25
Atualizada em 02/12/2024 18:27

Grupo Serra Verde Express moderniza marketing e reestrutura equipe

Mudanças são resultado da consultoria de Leonardo Oda, especialista em inteligência de mercado


PANROTAS / Filip Calixto
Para Adonai Arruda Filho, diretor geral do Grupo Serra Verde Express, a reestruturação é um passo fundamental para a sustentabilidade e a consolidação da empresa
Para Adonai Arruda Filho, diretor geral do Grupo Serra Verde Express, a reestruturação é um passo fundamental para a sustentabilidade e a consolidação da empresa

O Grupo Serra Verde Express, com 27 anos de atuação no setor de Turismo, anuncia uma transformação em seu setor de marketing e negócios. A reestruturação visa otimizar processos, fortalecer a marca e aprimorar a experiência do cliente. As mudanças são resultado da consultoria de Leonardo Oda, especialista em inteligência de mercado.

Após três meses de trabalho — que incluiu pesquisa de mercado e de produtos, e diagnóstico interno —, Oda apontou caminhos para consolidar práticas sustentáveis e focadas no crescimento. Com a Metodologia Leoda, ele realizou um estudo detalhado das operações do Grupo Serra Verde Express, abrangendo etapas que vão da análise macro e microambiental ao planejamento de ações e metas estratégicas.

Vaja, abaixo, quais foram as mudanças realizadas:

Transformação estratégica com foco em agilidade e integração

O diagnóstico identificou os pontos fortes e revelou as áreas que precisavam de ajustes para garantir uma operação mais ágil e eficiente. A partir daí, Oda propôs a modernização. “A estrutura de marketing anterior estava muito voltada ao operacional e carecia de uma abordagem estratégica mais coesa e integrada. Nosso trabalho foi trazer metodologias ágeis para transformar a maneira como o grupo atua, promovendo sinergia e eficiência em todos os processos”, destacou.

A aplicação da abordagem ágil permitiu a criação de equipes multifuncionais com papéis claros e adaptados às necessidades da empresa. A metodologia também trouxe, de acordo com a Serra Verde Express, maior integração e colaboração entre os departamentos, eliminando barreiras hierárquicas e tornando as equipes mais flexíveis e responsivas.

Dessa forma, segundo a empresa, os projetos passaram a ser conduzidos com metas específicas e entregas rápidas, evitando o excesso de burocracia e impulsionando a inovação. “Esse novo formato possibilita que cada área contribua para soluções alinhadas e de alto impacto, garantindo uma comunicação mais coesa e eficaz com o mercado”, afirma Oda.

Foco em produtos, criação e negócios

Na reestruturação, Bruno Delfini assumiu a gerência de marketing. Antes responsável pelos produtos internacionais na BWT, operadora de Turismo do grupo, Delfini agora lidera o marketing com foco em estratégias de longo prazo e alinhamento da comunicação da marca. “A transição é um desafio que exige planejamento e visão de futuro. Estamos focados em otimizar cada ação e gerar resultados que consolidem nossa presença e nossa reputação,” afirmou Delfini.

Rodolfo Amaral, com mais de 20 anos de experiência e publicitário premiado diversas vezes no festival de Cannes, destacou a satisfação de compartilhar a liderança com Delfini, permitindo que se dedique mais à criação, seu ponto forte. “É um privilégio dividir o setor com Bruno, que agrega experiência em produtos e visão de mercado. A nova estrutura reforça nosso compromisso com a inovação e a eficiência,” comentou Amaral.

Experiência do cliente e operações

A equipe também conta com Ari Moraes, recém-nomeado gerente de negócios. Com formação em Administração, especialização em Gestão de Negócios e MBA em Digital Business, Moraes tem uma carreira sólida em Experiência do Cliente, transformação digital e planejamento estratégico, com passagens pelo Grupo Boticário e Facop. Em sua nova função, Moraes vê como prioridade apoiar as áreas da empresa para garantir eficiência e qualidade ao longo da jornada do cliente.

“Minha expectativa é ser um facilitador, assegurando que os processos de tomada de decisão sejam baseados em dados e que possamos implementar uma operação eficiente e integrada. Além disso, queremos fortalecer a marca e impulsionar o crescimento do Grupo Serra Verde,” explica Moraes.

Expectativas e sustentabilidade

Adonai Arruda Filho, diretor-geral do Grupo Serra Verde Express, observa que a reestruturação é um passo fundamental para a sustentabilidade e a consolidação da empresa. “Com a análise de Oda e a nova equipe, estamos focados em construir uma base sólida e de longo prazo. Esse é o caminho para tornar o marketing e os negócios da empresa mais eficientes e bem alinhados com nossas metas,” afirma.

Oda, por sua vez, reforça que os resultados virão com o tempo, mas que cada ajuste contribui para uma operação mais robusta e promissora. “Não há fórmulas mágicas, mas um plano claro e disciplinado. Em uma organização familiar como o Grupo Serra Verde, as mudanças podem ser graduais, mas, com uma base forte, veremos sinergia e sustentabilidade,” conclui o especialista.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7422 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!