ClickBus investe R$ 15 milhões em IA para personalizar jornada dos viajantes
Empresa aprimorou app com novas funcionalidades e apurou que metade dos clientes já confiam na tecnologia

Como a inteligência artificial pode revolucionar a experiência da viagem rodoviária no Brasil? Para responder essa e outras perguntas, a ClickBus apresentou uma pesquisa sobre como a tecnologia já influencia na decisão dos viajantes e facilita suas jornadas.
Refletindo o crescimento da demanda por viagens rodoviárias no País, a ClickBus registrou, apenas no primeiro semestre de 2025, cerca de R$ 1,1 bilhão em vendas. De olho nas tendências, a empresa pretende investir R$ 15 milhões em inteligência artificial até o final do ano, com foco em aprimorar a experiência dos usuários.
Entre os principais dados levantados na pesquisa, realizada com 1,1 mil clientes, a empresa apurou que 50% dos entrevistados confiam na inteligência artificial para receber dicas de viagem. A confiança na tecnologia para recomendações (43%) já supera a do atendimento humano (36%), indicando uma mudança no comportamento do consumidor.
Ainda assim, o levantamento mostra que 59% dos participantes consideram as incertezas e a imprevisibilidade como as maiores frustrações ao planejar uma viagem. Nesse contexto, prever atrasos aparece como a principal solução que a IA pode oferecer para tornar a jornada mais eficiente.

O relatório também demonstra que os viajantes usariam a inteligência artificial para receber:
- Sugestões de destinos e promoções personalizadas;
- Informações sobre mudanças de clima durante a viagem e no destino final;
- Dicas de assento ideal;
- Avisos sobre embarque, paradas e desembarque;
- Sugestões de melhores formas de pagamento;
- Informações sobre cancelamento ou alterações de passagens;
- Atendimento ágil;
- Previsão de atrasos ou mudanças na rota.
Entre os entrevistados, 68% esperam que a inteligência artificial contribua para a economia de dinheiro e 55% para a economia de tempo. Apesar do interesse, muitos ainda demonstram receio em relação à tecnologia: 73% têm medo de que a IA seja usada para aplicar golpes, e 63% se preocupam com o uso indevido de seus dados pessoais.
“Estamos indo muito além da simples compra de passagens, com oferta de previsibilidade, praticidade, personalização e um atendimento de excelência em cada etapa. Com a IA, esperamos abrir caminhos para digitalizar ainda mais a jornada dos viajantes de ônibus no Brasil, que ainda, na maioria dos casos, usam guichês para comprar passagens,” afirma o CEO da ClickBus, Phillip Klein.
App aprimorado
E se metade dos entrevistados confiam na inteligência artificial, nada mais justo do que a ClickBus incrementar novas ferramentas no seu aplicativo. Por meio de IA, os clientes da empresa poderão, em breve, ter suas dúvidas respondidas diretamente na plataforma, via chat inteligente, receber recomendações dos melhores trajetos, dicas dos melhores dias para viajar e melhor dia para compra, além de informações sobre o que é oferecido nos ônibus, pontos de parada e rodoviárias (se há restaurantes, banheiros e outros serviços disponíveis).
O passageiro receberá recomendações e poderá pesquisar passagens com comandos como “quero ir para o Rio de Janeiro com R$ 100”, ”qual documento preciso para viajar com crianças?” ou “posso viajar com meu cachorro?”

A empresa pretende, ainda, incluir galerias de fotos dos ônibus, possibilitar que o viajante acompanhe seu trajeto em tempo real e ainda oferecer conexão com outros modais de transporte, por exemplo Uber e 99, quando o cliente chegar ao destino final.
"A experiência de viagem é muito mais do que comprar o bilhete. Queremos construir uma experiência personalizada em todas as etapas da viagem e, com a IA, estamos criando a maior base de conhecimento do rodoviário", complementou o diretor de Produtos da ClickBus, Caio Tozzini.