Felipe Niemeyer   |   13/11/2006 18:20

Anac e Snea criam auditoria pra crise nos aeroportos

Anac e Snea criam auditoria pra crise nos aeroportos A Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) esteve reunida hoje com o presidente do Sind

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esteve reunida hoje com o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Marco Antônio Bologna, para discutir a questão da crise dos aeroportos e a reivindicação do sindicato, que cobra providências sobre o assunto. Segundo o Snea, o prejuízo em decorrência do colapso no controle aéreo estaria em R$ 4 milhões por dia para as afiliadas ao sindicato.

De acordo com o presidente da agência reguladora, Milton Zuanazzi, foi nomeada uma auditoria das contas apresentadas pelo sindicato para avaliar o real montante dos prejuízos das aéreas. O grupo começa a trabalhar a partir de amanhã.

Zuanazzi informou que ficou definida uma forma de trabalho conjunta entre as empresas aéreas e a agência de forma a “atravessar este período da melhor forma possível”.

O dirigente não soube prever quando será resolvido por completo o problema. “Estamos diante de uma crise em uma ponta do sistema e estamos trabalhando para encontrar a saída mais rápida para isso”, disse Zuanazzi. É difícil falar em tempo numa situação como essas. O fato é que há um conjunto de esforços muito grande para se achar a solução e diminuir os problemas. Faltam pessoas para operar o sistema e o volume de tráfego que nós temos”, acrescentou.

Ainda de acordo com ele, as medidas mais emergencias para tentar minimizar os problemas, além das que já estão sendo tomadas (contratação de mais profissionais e remanejo destes), são estudos junto com as empresas aéreas sobre redistribuição de malha e de vôos charteres.

Sobre os processos de indenizações que estão sendo movidos por passageiros contra as companhias aéreas, o presidente da Anac não soube especificar como a questão, que envolve a esfera judicial, será resolvida ou se, inclusive, será resolvida. “Isso não foi discutido hoje, e a justiça deverá se pronuciar a respeito. Foi um problema no sistema e que está sendo resolvido”, falou.

De acordo com Zuanazzi, as operações nos aeroportos já estão se melhorando a partir de hoje.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.