Cristiana Vieira   |   10/05/2007 13:01

Tam quer faturarento doméstico 15% maior em 2007

Tam quer faturarento domestico 15% maior em 2007 A Tam realizou hoje uma teleconferencia para divulgar os resultados do primeiro trimestre.

A Tam realizou hoje uma teleconferência para divulgar os resultados do primeiro trimestre. O presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, abriu a apresentação lembrando que a Tam é uma empresa de baixo custo, com serviços diferenciados e preços competitivos. “Uma estratégia para se manter na liderança do mercado”, disse o presidente.
Segundo ele, o crescimento da empresa tem taxas de dois dígitos no mercado doméstico. Em 2004, foi de 12%; em 2005, 19% e em 2006, 12%. Em 2007, o crescimento continua forte, alcançando 14% até abril.

A expectativa para 2007, segundo o COF da Tam, Líbano Barroso, é de um crescimento de demanda no mercado doméstico de 10% a 15%. “Em abril foi de 14% com um market-share de até 49%”, disse Barroso. Ele acredita na forte expansão internacional com o aumento das freqüências e o reforço na América Latina. “Estamos aproveitando as oportunidades no mercado internacional e fortalecendo nossos acordos”, relatou Barroso, citando a recente aliança com a Tap em um acordo de compartilhamento de vôos nas rotas entre Brasil e Portugal. Ele citou o code-share com a Lan, que terá venda ilimitada de assentos para a América do Sul e a interligação do Programa de Fidelidade Tam e Lan Pass.

A empresa se mantém líder entre as brasileiras no mercado internacional, desde julho de 2006. O market-share internacional do primeiro trimestre foi de 60,9% e em abril, 69,7%. Entre os destaques, o aumento da frota: cinco novos A-320, um novo A-319, três MD11 e a devolução de três Fokker 100. As operações também aumentaram, já que as horas voadas por dia passaram para 13, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo Barroso, a companhia teve um crescimento de 15% na receita bruta. Porém, a queda de receita de passageiro doméstico chegou a 8% e o aumento na demanda e oferta, a 22%. Já a receita de passageiro internacional aumentou 76% e a receita de carga, 52%.
A margem Ebitdar caiu de 24% para 18%, com uma queda de 53% no lucro líquido (R$ 59 milhões). O lucro por ação caiu 54%, mas as ações valorizaram 30%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Cristiana Vieira

Cristiana Vieira tem 409 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS