Claudio Schapochnik   |   10/12/2007 20:58

Primeira vez no País, Airbus A380 faz vôo experimental

Primeira vez no Pais, Airbus A380 faz voo experimental Hoje foi um dia historico para a aviacao civil brasileira: o maior aviao comercial do

Hoje foi um dia histórico para a aviação civil brasileira: o maior avião comercial do mundo, o Airbus A380, chegou ao País. O superjumbo pousou às 11h32 no aeroporto de Guarulhos, vindo de Buenos Aires. A chegada do avião faz parte de uma ação promocional em parceria com a Tam. E, às 16h45, o A380 decolou para um vôo experimental de cerca de 2h para 200 convidados. A viagem seria até o Rio de Janeiro, mas por causa do mau tempo a aeronave foi até a região de Curitiba e retornou para São Paulo. O A380 fica até amanhã em Guarulhos e retorna à França à noite.

Diversos executivos da aviação estiveram presentes nesse primeiro vôo do A380 em território brasileiro: David Barioni Neto, Manoela Amaro, João Amaro e Alberto Fajerman, entre outros, pela Tam; Nenê Constantino, pela holding Glai (dona da Gol e Varig); German Efromovich, pela OceanAir e Avianca; o ex-presidente da Varig, Ozires Silva; e o vice-presidente sênior para América Latina, Caribe e Espanha da Airbus, Rafael Alonso. Presentes também diversos convidados, jornalistas e associados ao programa Fidelidade, da Tam, que participaram de um quiz da empresa na internet - cujo prêmio era estar nesse vôo.

O A380 da Airbus que está no Brasil tem a configuração básica de 525 poltronas em três classes e autonomia de vôo de 15 mil quilômetros. Possui 73 metros de comprimento, 24,1 metros de altura e peso máximo de decolagem de 560 toneladas. No comando do vôo experimental estavam os pilotos Edward Strongmann, do Reino Unido, e Murray Crocket, da Austrália.

A decolagem foi tranqüila e suave e tudo pôde ser assistido por duas câmeras em todos os terminais de vídeo: uma instalada no alto da cauda e outra embaixo do nariz. Na econômica, a distância entra as poltronas é muito boa. Os banheiros também são maiores. “Esse avião é muito silencioso e o índice de umidade é bem alto”, explicou Barioni Neto. “Essa aeronave é uma máquina”, sentenciou Efromovich.

Depois que atingiu a altitude de cruzeiro, todos os passageiros puderam explorar tranqüilamente os dois andares do superjumbo – que tem até dois lounges – e inclusive ir à cabine de comando. Foi servido um coquetel, à base de canapés e mini sanduíches, com champanhe, suco de laranja e água. A tribulação foi da Tam, e o catering da LSG Skychefs.

Antes do pouso, todos ganharam um modelo em miniatura do avião. Já no solo, depois de um pouso tranqüilo, houve uma salva de palmas. E o avião continuou atraindo a atenção de todos os trabalhadores de Guarulhos, que não paravam de admirar o A380 e tirar fotos. De fato, foi um dia histórico – e emocionante.

Veja fotos do vôo.