Para ter LA, Delta devolve 1 de 7 vôos para Manaus
Para ter LA, Delta devolve 1 de 7 voos para Manaus A Delta Air Lines devolveu ao Departamento de Transporte Americano (DOT) uma das sete fre
A Delta Air Lines devolveu ao Departamento de Transporte Americano (DOT) uma das sete freqüências a que tem direito na nova rota Manaus-Atlanta, que agora começará, em dezembro, com seis vôos por semana, no lugar de sete. A ação é uma jogada para que a companhia consiga as duas freqüências não utilizadas pela United Airlines entre o Brasil e os Estados Unidos e assim possa iniciar São Paulo-Los Angeles três vezes por semana, ainda em dezembro.
A Delta disputa esses dois vôos com a American Airlines. Em sua argumentação, esta última pede que o DOT dê um vôo para a Delta e o outro para a American, que usaria sua cota para aumentar de três para quatro os vôos semanais que começam nesta quarta-feira entre Belo Horizonte e Miami. A AA defende que Belo Horizonte necessita de mais vôos que São Paulo, de onde saem 73% das ligações do Brasil com os EUA. A American também argumenta que uma parceira da Delta na Skyteam, a Korean Air, já opera a rota São Paulo-Los Angeles e a Delta poderia fazer um code-share.
Já em sua defesa, a Delta diz que a American utiliza apenas 80% de sua concessão de vôos, pois alguns são operados de forma sazonal durante o ano. E que estaria abrindo novo mercado para as empresas americanas, que não voam para Los Angeles. Seria, ainda, um incentivo à Costa Oeste dos Estados Unidos.
Para tentar liquidar a disputa, a Delta abriu mão de um dos sete vôos Manaus-Atlanta, de forma a dar ao DOT a chance de oferecer à AA a quarta freqüência entre BH e Miami. Isso porque os dois vôos não utilizados pela United não têm restrição de portão de entrada, podendo ser usados em Guarulhos. A Delta não quer ver uma concessão sem restrições usada pala AA em BH, que faz parte do último acordo bilateral, cujas concessões não podem ser usadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Se ganhar os dois vôos da United, a Delta ainda lançará mão de uma saída semanal de alguma outra concessão sua, para poder operar São Paulo-Los Angeles três vezes por semana.
O DOT deve se pronunciar em breve se aceita a sugestão da American (uma freqüência para cada empresa), se dá as duas para Delta e se vai repassar a freqüência restritiva devolvida pela Delta para que a AA aumente o BH-Miami para quatro vezes por semana.
A Delta disputa esses dois vôos com a American Airlines. Em sua argumentação, esta última pede que o DOT dê um vôo para a Delta e o outro para a American, que usaria sua cota para aumentar de três para quatro os vôos semanais que começam nesta quarta-feira entre Belo Horizonte e Miami. A AA defende que Belo Horizonte necessita de mais vôos que São Paulo, de onde saem 73% das ligações do Brasil com os EUA. A American também argumenta que uma parceira da Delta na Skyteam, a Korean Air, já opera a rota São Paulo-Los Angeles e a Delta poderia fazer um code-share.
Já em sua defesa, a Delta diz que a American utiliza apenas 80% de sua concessão de vôos, pois alguns são operados de forma sazonal durante o ano. E que estaria abrindo novo mercado para as empresas americanas, que não voam para Los Angeles. Seria, ainda, um incentivo à Costa Oeste dos Estados Unidos.
Para tentar liquidar a disputa, a Delta abriu mão de um dos sete vôos Manaus-Atlanta, de forma a dar ao DOT a chance de oferecer à AA a quarta freqüência entre BH e Miami. Isso porque os dois vôos não utilizados pela United não têm restrição de portão de entrada, podendo ser usados em Guarulhos. A Delta não quer ver uma concessão sem restrições usada pala AA em BH, que faz parte do último acordo bilateral, cujas concessões não podem ser usadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Se ganhar os dois vôos da United, a Delta ainda lançará mão de uma saída semanal de alguma outra concessão sua, para poder operar São Paulo-Los Angeles três vezes por semana.
O DOT deve se pronunciar em breve se aceita a sugestão da American (uma freqüência para cada empresa), se dá as duas para Delta e se vai repassar a freqüência restritiva devolvida pela Delta para que a AA aumente o BH-Miami para quatro vezes por semana.