Claudio Schapochnik   |   08/06/2009 18:09

Prioridade é resgatar corpos, diz Lula sobre AF-447

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o governo brasileiro fará o possível – por meio da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) – para encontrar todos os corpos dos passageiros do voo 447 da Air France

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que o governo brasileiro fará o possível – por meio da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) – para encontrar todos os corpos dos passageiros do voo 447 da Air France, desaparecido há uma semana. A informação é da Agência Brasil.

“Vamos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance para encontrar tudo o que for possível encontrar”, disse, ao encerrar seu programa semanal Café com o Presidente. “Encontrar os corpos neste momento de dor não vai resolver o problema, mas já é um conforto imenso para a família.”

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou também hoje, em São Paulo, que a prioridade do Brasil em relação ao acidente com o Airbus da Air France é “a recuperação dos corpos”. De acordo com ele, também segundo a Agência Brasil, a expectativa é de que se encontrem outros corpos, mas não há previsão de quando isso deverá ocorrer, principalmente, por causa da instabilidade e da oscilação do mar.

“Vamos prosseguir com as buscas até o momento em que, tecnicamente, o SAR [Serviço Aeronáutico de Resgate], serviço de salvamento, entenda que não há mais o que fazer”, disse o ministro, depois de participar de uma mesa de debates promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Jobim ressaltou que 800 homens da Marinha e da FAB estão participando das buscas.

“Nós já tínhamos uma ideia de que os corpos começariam a aparecer exatamente ontem, que nós chamávamos de dia crítico do retorno dos corpos, que tinham sido afundados, à superfície, junto com os destroços. Ontem (domingo, dia 7), as operações ficaram um pouco prejudicadas porque estava chovendo muito”, disse Jobim.

Já as investigações sobre o acidente, ressaltou mais uma vez o ministro, serão responsabilidade do governo francês, com possibilidade de participação do Brasil. “Os franceses, inclusive, estão deslocando um submarino para tentar localizar a caixa-preta”, finalizou o ministro Jobim.


*Fonte: Com Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS