Felipe Niemeyer   |   12/08/2009 22:31

Pedro Janot explica a “Azul” no CTur da CNC

O presidente da Azul, Pedro Janot, foi o palestrante de hoje no Conselho de Turismo da CNC.

O presidente da Azul, Pedro Janot, foi o palestrante de hoje no Conselho de Turismo da CNC e explicou para os membros do conselho o posicionamento da companhia aérea no mercado e a filosofia de trabalho aplicada. Segundo o executivo, a empresa chegou ao mercado para desenvolver o setor criando demanda através de uma política de preços elástica e serviços diferenciados.

“Market Share não é nossa motivação. Queremos ser os melhores nas rotas que operamos”, disse Janot. Segundo o presidente, a Tam e a Gol utilizam o mesmo modelo de negócio, com os mesmos hubs de distribuição (Brasília, Guarulhos, Galeão e Congonhas), malhas semelhantes e os mesmos modelos de aviões. “Nosso desenho de malha nunca passou por BSB CGH e GIG. Estamos crescendo nos aproveitando de outros husbs para distribuição de passageiros com ligações ponto a ponto, menos escalas, e utilizando aviões menores, ideais para este tipo de serviço”, explicou. “Esse modelo traz um serviço novo e gera demanda”, acrescentou.

De acoro com Janot, a Azul está criando demanda, permitindo pessoas que nunca antes tinham viajado, voar com preços acessíveis e com um serviço de alta qualidade. “No aeroporto de Viracopos, por exemplo, depois da entrada da Azul, a Tam e a Gol estão transportando 10 mil passageiros a mais”, exemplificou.
Ele destacou que a empresa tem consolidado uma malha com desdobramento bem diferente da Tam e da Gol e que a Azul está estimulando a demanda através de políticas de preços baixos, oferecendo mais freqüências aéreas com menos escalas e explorando mercados mal atendidos. “A Azul entrou para desenvolver mercados e não para concorrer com Tam e Gol”, afirmou. “Estou de acordo quando dizem que não há espaço para uma terceira companhia aérea, mas se ela seguir o mesmo modelo de distribuição e de aeronaves. Mas há espaço sim para uma empresa com distribuição diferente.”

Janot apresentou projeções da Azul até 2013. Daqui a quatro anos a companhia planeja contar com uma frota de 57 aeronaves – lembrando que há uma encomenda de 78 –, atendendo 26 cidades – hoje são 14 – e tendo transportado quase 9 milhões de passageiros. A Azul espera cruzar o ponto de equilíbrio financeiro no terceiro trimestre deste ano.

O executivo acredita em um crescimento exponencial da demanda de passageiros – caso o PIB continue crescendo -, mas destacou o iminente problema relacionado a infraestrutura aeroportuária como gargalo para o desenvolvimento do setor, e a inércia da Infraero para resolver o problema.

Na ocasião foram empossados cinco novos membros do Concenlho de Turismo da CNC: Roberto Dultra, presidente da Bito, o brigadeiro Alemander Pedreira Filho, diretor da Aviação Civil da Aircon, a advogada Constança Madureira, Paulo Wiedman, consultor juridico da Abv, e Jorge Saldanha, da ABI.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS