Artur Luiz Andrade   |   24/08/2009 15:54

Tam lidera vendas na TMC mas perde 8 pontos de share

A Tam teve 52,5% de market share nas vendas nacionais das seis agências de viagens corporativas associadas à TMC Brasil, no primeiro semestre deste ano. Os dados não contam as vendas da Master, nova associada, e da Amex, antiga associada. Os dados da BTI ainda são computados

A companhia aérea Tam teve 52% de market share nas vendas nacionais das seis agências de viagens corporativas associadas à TMC Brasil, no primeiro semestre deste ano. Os dados (R$ 495 milhões das seis empresas) excluem a Amex mas incluem a Master. Os dados da BTI ainda são computados, pois a empresa estava ativa como HRG Brasil no semestre passado e era associada TMC. Mesmo liderando as vendas, a Tam perdeu oito pontos de share e 43,5% em vendas com a TMC, pois tinha 61,4% de participação no primeiro semestre de 2008.

Se a Tam perdeu, quem ganhou? A maior beneficiada foi a Gol/Varig, que subiu de 34,2 para 40,7 de share, ganho de seis pontos percentuais. Mesmo assim, a empresa teve queda em vendas, de 20%. A Trip cresceu 31,3% em vendas e teve share de 2,5%. Destaque também para a OceanAir, com 1,2% de share, a Azul com 1%, a Pantanal, com 0,7% e a Webjet também com 0,7%.

"A Trip cresceu muito e é uma empresa voltada para o mercado corporativo. A Azul e a Webjet estão sendo descobertas por esse mercado. E a Gol ganhou muito com a entrada no Smiles, um grande diferencial. Quanto à Tam, nossa maior fornecedora, estamos acompanhando de perto as mudanças de portal e webservice com a Amadeus. Criamos um grupo de trabalho e pelo que vimos, exposto pelo diretor Klaus Kühnast em nossa última reunião, a mudança é para melhor, trazendo novas tecnologias para o Brasil", disse o presidente da TMC, André Carvalhal.

Os dados sem contar a Amex e a Master são bastante semelhantes. Por exemplo, 52,5% seria o share da Tam.

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