Felipe Niemeyer   |   24/11/2009 12:20

Acesso ao FGE não resolve problema das regionais

A inserção da aviação regional no acesso ao FGE (Fundo de Garantia à Exportação), que deve ser sancionado pelo presidente nos próximos dias, não resolverá o problema do setor em relação financiamentos para a aquisição de aeronaves.

BRASÍLIA - A inserção da aviação regional no acesso ao Fundo de Garantia à Exportação (FGE), que deve ser sancionado pelo presidente da República nos próximos dias, não resolverá o problema do setor em relação aos financiamentos para a aquisição de aeronaves, segundo painelistas que participam do segundo dia do Congresso da Abetar. O acesso ao financiamento é um dos grandes gargalos para o desenvolvimento da aviação regional.

“O FGE é um passo muito importante, mas não vai resolver o problema de planejamento de frota das companhias, até porque ainda há questões regulatórias e de infraestrutura que devem ser revistas. Mas vai levar as linhas de financiamento no País a serem melhor utilizadas”, disse Marcus Tollendal, da Embraer. “A importância do fundo é fazer a garantia de financiamento para tornar a aquisição de equipamentos mais barata”, acrescentou Maria Luisa Leal, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Segundo o diretor da Consultoria Pezco, que fez um estudo de competitividade da aviação regional a pedido da Abetar, Frederico Turolla, as regionais têm mais dificuldade em acessar financiamento pois não têm escala ou garantias para isso. “Agora, o FGE poderá ser essa fonte de garantia”, afirmou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS