Artur Luiz Andrade   |   15/11/2009 12:34

Tam recebe 18 agências para comemorar migração

Se o domingo, 15, começou ontem às 13h para a equipe da Tam responsável pela migração da plataforma tecnológica do Sabre para o Amadeus, para 18 agências de viagens, de abrangência nacional, o domingo também teve início cedo.

Se o domingo, 15, começou ontem às 13h para a equipe da Tam responsável pela migração da plataforma tecnológica do Sabre para o Amadeus, para 18 agências de viagens, de abrangência nacional, o dia também teve início cedo. Já na madrugada essas empresas fizeram testes no novo portal e-Tam e hoje pela manhã seus diretores foram recebidoss na sede da Ram, na capital paulista, pelo presidente Líbano Barroso, o vice-presidente comercial e de Planejamento, Paulo Castello Branco, os diretores Klaus Kühnast, de Vendas, e Juliana Kfouri, de TI, além de gerentes de diversas áreas e do projeto Star Amadeus, como é denominado internamente.

O objetivo da reunião foi mostrar que a migração deu certo, que o domingo será de ajustes e que a Tam está preparada para atender as demandas das agências de viagens por meio do help desk montado, que ficará por pelo menos duas semanas dedicado a responder às questões da migração.

Tanto Líbano Barroso quanto Paulo Castello Branco agradeceram o empenho e a integração de todos os departamentos da Tam e a parceria com as agências de viagens, que também trabalharão no domingo por conta desses ajustes. Barroso e Castello Branco passaram o dia ontem na Tam acompanhando a migração e segundo o vice-presidente de Planejamento parecia véspera de Ano Novo, tamanho o envolvimento e o clima positivo das equipes.

Cerca de 400 pessoas trabalharam ontem na migração, somente na capital paulista, sem contar outros 300 de suporte na Europa, na sede da Amadeus, e em diversos outros pontos do globo. A equipe de migração era composta de 600 profissionais, da Tam, Amadeus e de parceiros como a IBM e a Accenture.

O sistema foi desligado ontem às 13h e às 16h todas as reservas (PNR) Sabre já estavam migradas para o novo portal e-Tam, já com a tecnologia Amadeus. A mudança de plataforma envolve 80 sistemas internos da Tam e não apenas o de reservas. Todos serão transformados em apenas cinco com a migração total.

Nos aeroportos houve movimento tranquilo, segundo Klaus Kühnast, diretor de Vendas. Havia profissionais de plantão e todos os casos foram resolvidos. Os voos da Tam operaram normalmente durante a migração.

Agora o sistema funciona normalmente para passageiros e agências, mas, como frisou Kühnast, hoje o dia será de ajustes. A Flytour, por exemplo, foi a escolhida para testar o modelo de integração de empresas com portal próprio com o novo e-Tam, via XML. Durante a madrugada foram detectados problemas, que tiveram uma solução temporária. A prvisão era de que todas as empresas que usam integração XML estivesses conectadas ao novo portal popr volta do meio-dia deste domingo.

Também foi encontrado problema na marcação de assentos por meio das agências, o que também já estava encaminhado. "O objetivo é entrar na segunda-feira com o mínimo de problemas. Criamos um blog interno em que registramos tudo o que aconteceu e a solução dada e encontrada, o que facilitará o atendimento amanhã", explcou Klaus Kühnast.

HELP DESK
Cerca de 50 pessoas (podendo chegar a 60) trabalharão no help desk montado na rua Augusta, em São Paulo, exlusivo para atendimento às agências de viagens. Instalação do software e problemas com usuário e senha são os problemas mais esperados. Caso seja necessário há uma equipe de deslocamento até as agências. O help desk é coordenado por Marco Antonio Souza, que já prestava o mesmo serviço no e-Tam antigo e o telefone é (11) 3342-5405. E-mail: suporte.etam@tam.com.br. "O Núcleo de Negócios, que atende a grandes contas, também dará suporte às agências nesse momento", disse Kühnast. Segundo ele, o help desk fica montado por duas semanas, podendo ser estendido. "Havia back-up e equipes de contingência em cada área e em cada local onde estava um grupo que participava da migração. Não tivemos de acionar essa contingência, todos os links funcionaram", disse o presidente Líbano Barroso, otimista também em relação ao início pra valer do novo portal e-Tam, a partir de amanhã.

Uma segunda equipe de atendimento às agências com portais próprios funciona na Barra Funda, e os dois help desks têm profissionais dos diversos setores envolvidos, pdoendo resolver questões diversas, da reserva à emissão, da tarifa à instalação do software de acesso ao novo e-Tam (só pode acessar o portal a agência cadastrada que participou do treinamento on-line e recebeu certificação - o link, enviada a cada agente de viagens, ainda está disponível).

LIDERANÇA E HUMILDADE
"Termos a posição que temos no mercado aumenta nossa responsabilidade com vocês, com nosso passageiro, mas isso na Tam é tratado com humildade. Estamos orgulhosos dessa virada, o Amadeus nos dará as melhroes condições para sermos da Star Alliance, o que está previsto para abril, e com isso vocês também ganharam em agilidade e produtividade. Há empresas que fazem essa migração em três, quatro anos e a equipe Tam, com apoio dos parceiros, mostrou que quando se tem um objetivo em comum, com todos integrados, consegumos atingir com sucesso as metas", disse Líbano Barroso. "Isso é o que temos de melhor para dividir com vocês todos, nossa capacidade de trabalho e energia, a humildade de ser líder e a certza de fazer muitos negócios com vocês, pois não queremos ganhar sozinhos", continuou o novo presidente da Tam, que se mostrou bastante entrosado com os líderes das maiores agências de viagens do País.

"A aposta que Líbano e eu, junto coma empresa, fizemos há um ano mostra-se acertada e coloca a Tam em um horizonte de 20, 30 anos. Ficamos mais ágeis e com melhores condioções para o mercado. No Rio há uma escola de samba, o Salgueiro, que tem como slogan, nem melhor nem pior, apenas uma escola diferente. Eu digo que a Tam é melhor e diferente", finalizou Paulo Castello Branco.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.