Claudio Schapochnik   |   09/12/2009 15:09

Gol cresce e Tam perde share em novembro (corrigido)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje as tabelas com dados comparativos de participação de mercado das empresas aéreas brasileiras, nas linhas domésticas e internacionais, relativos a novembro de 2009 – em comparação ao mesmo mês do ano passado

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje as tabelas com dados comparativos de participação de mercado das empresas aéreas brasileiras, nas linhas domésticas e internacionais, relativos a novembro de 2009 – em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo o estudo, das sete primeiras empresas listadas no mercado nacional, Azul, OceanAir e Tam caíram no share e Gol, Webjet, Trip e Passaredo subiram, nos dados referentes a novembro. No acumulado do ano a Gol continua com share menor que em 2008.

A Tam, continua líder de mercado, mas teve 43,93% de participação em novembro contra 51,70% em novembro de 2008, perda de quase oito pontos. No acumulado do ano a Tam tem 45,91%. A Gol subiu de 40,05% para 42,25%, aproximando-se da Tam, que teve um novembro problemático com a migração para a plataforma tecnológica Amadeus.

De janeiro a novembro, porém, a Gol obteve queda em relação ao ano passado. Gol e OceanAir registraram, segundo a Anac, respectivamente 41,31% e 2,58% – contra 42,38% e 2,81%, respectivamente, em novembro de 2008.

A Azul ainda não operava em novembro de 2008, mas se comparado com outubro deste ano, quando registrou 4,31%, a empresa perdeu espaço – teve 3,71% em novembro.

A Webjet, em novembro teve 4,56% de share, bem maior que os 3,67% do mesmo mês no ano passado. A Trip pulou de 1,34% para 1,89%.

INTERNACIONAL
No mercado internacional, de acordo com a Anac, a liderança também permanece com a Tam – que ampliou a participação. De janeiro a novembro deste ano, alcançou 86,67% de share (entre as empresas nacionais que operam para o Exterior) contra 74,34% do mesmo mês de 2008. Logo após vem a Gol, que teve 13,2% de share em novembro deste ano – contra 24,73% de novembro de 2008, perdendo metade do mercado que detinha, devido à mudança de estratégia da empresa, mais concentrada no nacional e na América do Sul.

Somente em novembro, a Tam teve 85,41% e a Gol 14,59%.


*Fonte: Alterado às 15h09

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS