Artur Luiz Andrade   |   09/02/2010 16:22

Anac renegociou bilaterais com 11 países em 2009

Em 2009, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) renegociou acordos bilaterais entre o Brasil e 11 países – Angola, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Hong Kong, Israel, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana e Suriname

Em 2009, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) renegociou acordos bilaterais entre o Brasil e 11 países – Angola, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Hong Kong, Israel, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana e Suriname – aumentando em 163% a capacidade total para realizar voos internacionais mistos (de passageiros e carga). Agora, são 192 frequências mistas, que representam a possibilidade de 192 voos por semana entre o Brasil e estes países. Considerando os voos exclusivamente cargueiros, o crescimento foi de 158%, passando para 44 frequências semanais.

A negociação dos acordos também gerou avanços quanto ao número de cidades e países que podem ser servidos, liberdade de embarcar e desembarcar passageiros em escalas nestes países, quantidade de empresas que podem operar essas rotas, atualização e flexibilização de cláusulas tarifárias e possibilidades de acordos de compartilhamento de código (code-share) entre empresas. O Brasil mantém 72 acordos de serviços aéreos bilaterais, um trilateral e um multilateral.

Confira a tabela dos novos acordos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.