Claudio Schapochnik   |   25/05/2010 10:20

Acordo ampliará tráfego entre Brasil e União Europeia

Um acordo assinado agora há pouco, no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, vai modificar profundamente as relações, no âmbito da aviação civil, entre o Brasil e a União Europeia (EU)

Um acordo assinado agora há pouco, no hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, vai modificar profundamente as relações, no âmbito da aviação civil, entre o Brasil e a União Europeia (UE). A assinatura ocorreu durante a Cúpula União Europeia – América Latina da Aviação Civil, que prossegue até amanhã (quarta, dia 26).

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, o vice-presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), Siim Kallas, e o ministro dos Transportes da Espanha – país que ocupa atualmente a presidência da UE –, José Blanco, firmaram o acordo, que terá validade a partir de 14 de julho.

Pelo lado brasileiro, o documento permitirá às aéreas brasileiras utilizarem o espaço aéreo da EU como um todo, não mais por país. Dessa forma, as empresas poderão criar e comercializar rotas até então inexistentes. Por exemplo, uma companhia poderá fazer um voo de São Paulo (GRU) para Paris (França) e de lá seguir para Frankfurt (Alemanha), podendo vender o trecho “doméstico” europeu. “Isso equivale à abertura do mercado da União Europeia para o Brasil”, resumiu o ministro Jobim, na coletiva de imprensa logo após a assinatura do documento.

“O mesmo vale para as empresas da União Europeia”, explicou Jobim. Pelo acordo, as empresas passam a ser vistas não por país, mas como originárias da UE. Assim, uma companhia alemã poderá solicitar rotas para o Brasil partindo da França, da Espanha ou de Portugal, por exemplo.

CRESCIMENTO DO MERCADO
Quando entrar em vigor no Brasil e na UE, o acordo deve ampliar o mercado aéreo entre o País da América do Sul e os associados ao bloco europeu.

“O Brasil detém 36% do tráfego aéreo entre as duas regiões – o maior da América Latina –, com 4,4 milhões de passageiros transportados nos dois sentidos”, disse o ministro Jobim. “Há 198 voos semanais entre o Brasil e sete países europeus da EU; são números ínfimos, temos de ampliá-los”, destacou. “Temos de aprofundar ainda mais os canais de negócios e o trânsito de turistas”, finalizou ele

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS