Maria Izabel Reigada   |   26/07/2010 09:44

Espanha privatiza controle de tráfego aéreo

O controle do tráfego aéreo espanhol já pode ser realizado por empresas privadas. O Conselho de Ministros do país aprovou decreto apresentado pela Ministério de Fomento que regula a certificação dos provedores civis de serviços de navegação aérea.

O controle do tráfego aéreo espanhol já pode ser realizado por empresas privadas. O Conselho de Ministros do país aprovou decreto apresentado pela Ministério de Fomento que regula a certificação dos provedores civis de serviços de navegação aérea. Com isso, empresas privadas de qualquer país membro da União Europeia terão acesso às torres e centros de controle de tráfego aéreo, desde que certificadas segundo determinações do decreto. Segundo o minitro de Fomento, José Blanco, até o outono europeu deverão ser abertas as primeiras licitações para controle de tráfego aéreo.

De acordo com as determinações do decreto, a certificação que as empresas interessadas em participar da licitação deverão obter será controlada pela Agência Estatal de Segurança Aérea (Aesa). Atualmente, é a Aeropuertos Españoles y Navegación Aéra (Aena) a empresa gestora de aeroportos e controladora do tráfego aérea espanhol. Por recomendação do Eurocontrol, o certificado inicial para empresas privadas será concedido por um ano, com possibilidade de renovação sucessiva por cinco anos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8442 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS