Artur Luiz Andrade   |   03/08/2010 19:00

Anac elabora plano de emergência com a Gol

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que convocou hoje uma reunião com a companhia aérea Gol/Varig para apresentar um plano de ação para atender os passageiros de voos cancelados ou atrasados pela empresa, em conseqüência dos problemas na escala de trabalho dos tripulantes.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que convocou hoje uma reunião com a companhia aérea Gol/Varig para apresentar um plano de ação para atender os passageiros de voos cancelados ou atrasados pela empresa, em conseqüência dos problemas na escala de trabalho dos tripulantes. O plano apresentado pelo diretor de Operações da companhia inclui:

- uso de cinco aeronaves Boeing 767, configuradas para cerca de 230 passageiros, nas rotas regulares domésticas e internacionais, para aumentar a capacidade de acomodação de passageiros. Atualmente, essas aeronaves são utilizadas em fretamentos. A frota atual da companhia conta com aeronaves configuradas para 140 a 178 passageiros;

- apresentação de relatórios semanais à Anac sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes, em coordenação com o planejamento da malha aérea. Os dados serão avaliados em conjunto com o planejamento mensal;

- ativação da escala de trabalho dos tripulantes para o mês de agosto na mesma configuração do mês de junho. Segundo a Anac, a companhia já utilizava há três meses, com sucesso, o software para planejamento de escala, com o conhecimento da agência. Ouseja, os problemas foram causados na negociação com os funcionários, que agora ameaçam uma greve para 13 de agosto, sexta-feira da próxima semana.

A empresa justificou oficialmente à Anac, porém, que, em julho, ao implantar uma melhoria (upgrade) no sistema, ocorreu o problema e foram gerados dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes. Por essa razão, foi adotada novamente a configuração de escala do mês anterior.

A Anac também enviou inspetores para acompanhar o trabalho de planejamento da escala na empresa, de acordo com a Lei do Aeronauta, e está fiscalizando a assistência devida pela companhia a seus passageiros, conforme a Resolução nº 141. Mais informações sobre os direitos dos passageiros estão disponíveis na Internet: www.anac.gov.br/imprensa/pdf/tabela.pdf.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.