Gabriel Guirão   |   09/11/2010 12:45

OMT: chegadas internacionais crescem 7% no mundo

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), os resultados obtidos em agosto deste ano comprovam que o turismo internacional continua a se recuperar em todo o mundo do declínio de 4,2% sofrida no ano passado, devido à crise econômica.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), os resultados obtidos em agosto deste ano comprovam que o turismo internacional continua a se recuperar em todo o mundo do declínio de 4,2% sofrido no ano passado, devido à crise econômica. Nos primeiros oito meses deste ano, o número de chegadas turísticas internacionais ultrapassou o recorde alcançado no mesmo período do ano pré-crise de 2008.

Segundo a última edição do UNWTO World Tourism Barometer, as chegadas internacionais no mundo entre janeiro e agosto de 2010 totalizaram 642 milhões, cerca de 40 milhões a mais que durante os mesmos meses de 2009 (7%) e mil a mais que no mesmo período de 2008. Baseado nas tendências atuais, o número de chegadas de turistas internacionais deve aumentar na faixa de 5% a 6% ao longo do ano inteiro. Em 2011, o crescimento deverá continuar a um ritmo mais moderado, em torno da média de longo prazo de 4%.

Embora a recuperação ainda esteja atrasada em partes da Europa e das Américas, muitos destinos já estão mostrando um crescimento real e estabelecendo novos recordes. Ásia/Pacífico foi a primeira a mostrar sinais de recuperação, registrando um crescimento de 14% nas chegadas internacionais até agosto de 2010. Comparado com o ano anterior à crise de 2008, a região já ganhou um adicional de dez milhões de chegadas turísticas internacionais. A maioria dos destinos tem registrado taxas de crescimento de dois dígitos, muitos até acima dos 20%.

O crescimento também foi forte no Oriente Médio: 16%. África (9%), a única região a apresentar crescimento em 2009, manteve o mesmo ritmo, ainda ajudado pela publicidade mundial criada pela Copa do Mundo da Fifa. Nas Américas (8%), o crescimento foi forte na América do Norte e Central (9% cada). América do Sul (7%) está em uma paridade com a média mundial, enquanto o Caribe (3%) está mostrando uma taxa menor de crescimento.

A Europa (3%) está se recuperando em um ritmo mais lento, devido à recuperação econômica desigual e o impacto da nuvem de cinzas vulcânicas, em abril, na Islândia. No entanto, a maioria dos destinos informou que os números positivos para o período de maio a agosto, em especial na Europa Ocidental (4%), Europa Central e Oriental (4%) e Europa meridional e mediterrânea (2%). Europa do Norte (-3%) é a única região do mundo que registra resultados negativos, puxando a média da região para baixo.

Mais informações sobre as chegadas internacionais podem ser conferidas no www.unwto.org.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Gabriel Guirão

Gabriel Guirão tem 2813 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS