Claudio Schapochnik   |   17/12/2010 10:10

Pedra Azul (ES) terá aeroporto para pequenos aviões

Uma das regiões mais lindas do Espírito Santo e do País vai ganhar um grande impulso no turismo

Uma das regiões mais lindas do Espírito Santo e do País vai ganhar um grande impulso no turismo. O governo capixaba vai divulgar, na próxima semana, o edital de licitação para contratar o projeto executivo de um novo aeroporto público, em Venda Nova do Imigrante, no distrito de Caxixe. Dessa forma, vai atender toda a Região Serrana. A informação é do governo do Estado.

O governador Paulo Hartung assinou o decreto de desapropriação que transformou o terreno de 420 mil metros quadrados em área de utilidade pública nesta quarta-feira (dia 15), dando o sinal verde para a contratação do projeto, que deverá ficar pronto em aproximadamente quatro meses.

Ontem (quinta-feira, dia 16), os secretários de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, e de Turismo, João Felício Scardua, acompanhados do presidente do Conventions & Visitors Bureau, Maely Coelho, explicaram os detalhes do projeto.

ESTRUTURA DO AEROPORTO
Com 1.420 metros de comprimento e 80 metros de largura, a pista de pousos e decolagens será revestida com concreto betuminoso usinado a quente (asfalto). O novo aeroporto, localizado a 1.100 metros de altitude, também vai contar com uma área de 7.200 metros quadrados para pouso de helicópteros, uma seção contra incêndio e um terminal de passageiros.

Segundo Bragato, “a previsão é de que o empreendimento esteja pronto em até um ano e meio e que gire em torno de R$ 20 milhões”. Aviões do tipo ATR 42, com até 48 passageiros, estarão autorizadas a operar no local.

O Espírito Santo possui outros sete aeroportos públicos: São Mateus, Linhares, Colatina, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Baixo Guandu e Barra de São Francisco.

FORTALECIMENTO DO TURISMO
Segundo o secretário de Turismo, a hotelaria da região possui aproximadamente 600 quartos, com mais de mil leitos. “Os nossos hotéis estão preparados para receber os turistas e as opções de lazer são enormes, com a Rota Turística do Lagarto e os parques de Forno Grande e da Pedra Azul. Teremos tudo para nos tornarmos inigualáveis no quesito turismo de montanha”, destacou Scardua.

Para o presidente do Conventions & Visitors Bureau Maely Coelho, o turismo de negócios também será fortalecido na Pedra Azul. “Temos um centro de convenções para 1.500 assentos que será instalado próximo à entrada do município de Afonso Cláudio. O aeroporto era o que estava faltando para desenvolver o turismo qualificado na região”, comemorou ela.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS