Artur Luiz Andrade   |   30/10/2011 01:02

Previsão de criação da Latam é março de 2012

A Tam trabalha com a data de março de 2012 para a sua fusão com a Lan, criando a Latam, holding que compreenderá as duas companhias e outras de cada grupo.

COMANDATUBA - A Tam trabalha com a data de março de 2012 para a sua fusão com a Lan, criando a Latam, holding que compreenderá as duas companhias e outras de cada grupo. Líbano Barroso, hoje presidente da Tam, passará aser CFO (chief finantial officer) da Latam, e em seu lugar, como CEO da Tam, entra Marco Antonio Bologna, que já presidiu a empresa de 2004 a 2007 e hoje é presidente da Tam S.A.

Segundo Barroso, a Latam terá duas sedes, com listagem na bolsa de Santiago. De acordo com ele, o brasileiro que recebe recursos do Exterior é taxado de 2% a 4%, se fosse o contrário, a taxação seria de 17%, daí a escolha da Bolsa de Santiago. No Brasil, ainda falta a avaliação e julgamento do Cade e somente depois da criação da holding é que as empresas vão divulgar planos mais concretos. Mas a expectativa é de diminuição mínima no número de funcionários.

Os acionistas não controladores também precisam dar o de acordo para a fusão, com 95% de aprovação no Brasil e 97,5% no Chile.

É fato, porém, que as duas empresas já estão arrumando as casas para a fusão, daí o anúncio na sexta-feira do organograma da holding.

O diretor de Cargas da Tam, Euzébio Angelotti, deu um exemplo das sinergias que ppodem ocorrer quando da fusão das duas empresas. A receita de cargas da Tam é de 9% do total da companhia e para a Lan 36%. A Tam alugou um 737-300 cargueiro para entender comercialmente como funciona esta operação, já que hoje a brasileira transporta carga somente em seus porões.

Tópicos relacionados