Claudio Schapochnik   |   16/11/2011 11:56

País deve comprar 701 jatos até 2030, diz Airbus

Entre 2011 e 2030, as companhias aéreas brasileiras deverão comprar, juntas, 701 novos aviões com mais de 100 lugares cada. A estimativa é da Airbus

Entre 2011 e 2030, as companhias aéreas brasileiras deverão comprar, juntas, 701 novos aviões com mais de 100 lugares cada. A estimativa é da Airbus e foi apresentada hoje, no último Global Market Forecast da fabricante europeia, durante coletiva de imprensa no hotel Sofitel São Paulo.

Segundo o vice-presidente executivo para América Latina e Caribe da Airbus, Rafael Alonso (foto), as aéreas brasileiras vão comprar 501 jatos de corredor único, 174 de dois corredores e 26 grandes aeronaves, como o Airbus A380. O valor dessa compra gira em torno de US$ 82 bilhões – a preços de tabela.

Quando visto pelo corte de América Latina, a necessidade de novos aviões no Brasil equivale a praticamente um terço das encomendas (cerca de dois mil aviões) e a quase metade do valor dos países da região (perto de US$ 200 bilhões).

“O tráfego aéreo no Brasil – doméstico e internacional juntos – dobra a cada dez anos, ao contrário do mundo, que dobra a cada 15 anos. E alguns dos grandes responsáveis por essa expansão são o turismo e a classe média”, justifica Alonso. “Na América Latina e no Caribe, a classe média vai somar 313 milhões de pessoas”, emenda o executivo.

Na região, de acordo com o Global Market Forecast da Airbus e até outubro deste ano, as maiores operadoras da fabricante são Tam (147 jatos); Avianca Taca, incluindo Aerogal e Avianca Brasil (100 jatos); e Lan (77 jatos).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS