Maria Izabel Reigada   |   22/12/2011 15:05

Justiça europeia aprova cobrança de taxa de emissões

O Tribunal de Justiçã da União Europeia determinou que as companhias aéreas norte-americanas deverão pagar pelas emissões de CO2 que ultrapassem os limites apresentados no sistema europeu de comércio de emissões.

O Tribunal de Justiça da União Europeia determinou que as companhias aéreas norte-americanas devem pagar pelas emissões de CO2 que ultrapassem os limites apresentados no sistema europeu de comércio de emissões. As empresas, lideradas pela Iata, tinham apresentado recurso afirmando que a exigência feria o direito internacional e princípios de territorialidade e soberania das nações.

Com a determinação do Tribunal de Justiça, a partir de 1º de janeiro a União Europeia imporá limites às emissões dos aviões para apoiar medidas contra as mudanças climáticas, aplicando multas às companhias que superem suas “cotas de emissão”. A sentença conclui que a aplicação da lei vale para todos os voos com origem ou destino a aeroportos europeus, conforme disposto no acordo de céus abertos, que trata de proibir discriminações entre as companhias americanas e europeias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS