Autoridades preparam aeroportos para o carnaval
A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou as medidas para que os aeroportos recebam bem o aumento de passageiros no período do carnaval
A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou as medidas para que os aeroportos recebam bem o aumento de passageiros no período do carnaval. Haverá reforço de pessoal nos aeroportos, gestão operacional integrada e os passageiros vão contar com a ampliação do acesso à informação. De acordo com a Infraero, a previsão é que cerca de três milhões de pessoas embarquem e desembarquem nos aeroportos da rede, um aumento de 13,2% em relação ao feriado do ano passado.
As ações entram em vigor amanhã e serão mantidas até o dia 27. Nos dias em que há concentrações de voos de saída dos grandes centros, 16, 17 e 18 de fevereiro, as medidas serão fortalecidas nos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). No pós-carnaval, no período entre 21 a 27 de fevereiro, o reforço será nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
A Receita Federal vai intensificar a atuação nos aeroportos, especialmente em Guarulhos, onde se espera um movimento maior de voos internacionais. A Polícia Federal (PF) aumentará, em média, 30% o número de efetivos nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Seguro.
Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificará a atuação nos principais aeroportos brasileiros, com reforço na fiscalização e nos serviços de informações aos passageiros. Serão mobilizados cerca de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos. Em Guarulhos, Galeão e Brasília, que contam com postos da Agência, haverá revezamento de Inspetores de Aviação Civil (Inspac) para que o trabalho cubra 24 horas. Nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Salvador, Porto Seguro, Recife, Confins e Fortaleza, o reforço ocorrerá principalmente nos horários de pico, na ida ou na volta do feriado, de acordo com as características de movimentação de cada aeroporto.
DIREITOS DOS PASSAGEIROS
O foco da fiscalização, segundo a Anac, será o cumprimento da Resolução nº. 141/2010 pelas empresas, na qual constam os principais direitos dos passageiros. Para garantir a tranquilidade das operações, a Infraero vai reforçar o efetivo atuante nas áreas operacionais e de segurança por meio de remanejamento da escala de trabalho dos funcionários. Equipes de plantão estarão atentas para manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza dos ambientes.
Nos saguões, funcionários vestidos com coletes amarelos da campanha "Posso Ajudar?/May I Help you?”estarão circulando para orientar e esclarecer dúvidas dos passageiros. O Guia do Passageiro será distribuído, mas também está disponível no endereço eletrônico: www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf.
Além disso, nos aeroportos em que o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) está instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus), as ações de monitoramento serão reforçadas pelos integrantes do CGA: Infraero, Anac, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal,
Anvisa, Decea e Vigiagro.
ALIMENTAÇÃO
Nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Salvador, Recife e Fortaleza estarão disponíveis máquinas automáticas de alimentos, com diversas opções de bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos e café, além de lanches como salgadinhos, doces e sanduíches.
Os preços dos produtos dessas máquinas seguem a média do mercado, como forma de estimular a concorrência entre as lanchonetes nos aeroportos é mais uma opção para os usuários. Ainda nesses aeroportos os passageiros terão acesso a internet gratuita, com tempo limitado a 15 minutos. Até janeiro de 2012, a Infraero já distribuiu mais de 160 mil cartões de acesso.
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) avalia que essas ações garantirão um fluxo tranquilo nos aeroportos, a exemplo do que ocorreu durante o Natal e o Ano Novo. Em dezembro, mesmo com um movimento de passageiros 15,5% superior ao ano de 2010, houve uma redução de 37% no registro de atrasos (em até 30 minutos), 13% dos voos registraram atraso em 2011, contra 20,9% no ano anterior. O índice de cancelamentos de voos em dezembro de 2011 foi de 3,55%, percentual inferior aos índices verificados nos meses de dezembro dos anos anteriores, 5,23% em 2009 e 5,51% em 2010.
As ações entram em vigor amanhã e serão mantidas até o dia 27. Nos dias em que há concentrações de voos de saída dos grandes centros, 16, 17 e 18 de fevereiro, as medidas serão fortalecidas nos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG). No pós-carnaval, no período entre 21 a 27 de fevereiro, o reforço será nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
A Receita Federal vai intensificar a atuação nos aeroportos, especialmente em Guarulhos, onde se espera um movimento maior de voos internacionais. A Polícia Federal (PF) aumentará, em média, 30% o número de efetivos nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Seguro.
Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificará a atuação nos principais aeroportos brasileiros, com reforço na fiscalização e nos serviços de informações aos passageiros. Serão mobilizados cerca de 80 servidores por dia, entre inspetores de aviação civil e técnicos. Em Guarulhos, Galeão e Brasília, que contam com postos da Agência, haverá revezamento de Inspetores de Aviação Civil (Inspac) para que o trabalho cubra 24 horas. Nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Salvador, Porto Seguro, Recife, Confins e Fortaleza, o reforço ocorrerá principalmente nos horários de pico, na ida ou na volta do feriado, de acordo com as características de movimentação de cada aeroporto.
DIREITOS DOS PASSAGEIROS
O foco da fiscalização, segundo a Anac, será o cumprimento da Resolução nº. 141/2010 pelas empresas, na qual constam os principais direitos dos passageiros. Para garantir a tranquilidade das operações, a Infraero vai reforçar o efetivo atuante nas áreas operacionais e de segurança por meio de remanejamento da escala de trabalho dos funcionários. Equipes de plantão estarão atentas para manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, além da limpeza dos ambientes.
Nos saguões, funcionários vestidos com coletes amarelos da campanha "Posso Ajudar?/May I Help you?”estarão circulando para orientar e esclarecer dúvidas dos passageiros. O Guia do Passageiro será distribuído, mas também está disponível no endereço eletrônico: www.infraero.gov.br/images/stories/mccw/guiapassageiro.pdf.
Além disso, nos aeroportos em que o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) está instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus), as ações de monitoramento serão reforçadas pelos integrantes do CGA: Infraero, Anac, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal,
Anvisa, Decea e Vigiagro.
ALIMENTAÇÃO
Nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Salvador, Recife e Fortaleza estarão disponíveis máquinas automáticas de alimentos, com diversas opções de bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos e café, além de lanches como salgadinhos, doces e sanduíches.
Os preços dos produtos dessas máquinas seguem a média do mercado, como forma de estimular a concorrência entre as lanchonetes nos aeroportos é mais uma opção para os usuários. Ainda nesses aeroportos os passageiros terão acesso a internet gratuita, com tempo limitado a 15 minutos. Até janeiro de 2012, a Infraero já distribuiu mais de 160 mil cartões de acesso.
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) avalia que essas ações garantirão um fluxo tranquilo nos aeroportos, a exemplo do que ocorreu durante o Natal e o Ano Novo. Em dezembro, mesmo com um movimento de passageiros 15,5% superior ao ano de 2010, houve uma redução de 37% no registro de atrasos (em até 30 minutos), 13% dos voos registraram atraso em 2011, contra 20,9% no ano anterior. O índice de cancelamentos de voos em dezembro de 2011 foi de 3,55%, percentual inferior aos índices verificados nos meses de dezembro dos anos anteriores, 5,23% em 2009 e 5,51% em 2010.