Maria Izabel Reigada   |   30/05/2012 11:13

Aeroporto tem sistema que substitui controladores aéreos

Amanhã, o Aeroporto de Madri-Barajas, na capital espanhola, dá continuidade ao projeto de implantação do “serviço de direção de plataforma” (SDP) em sua segunda etapa, implementando-o nos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto.

Amanhã, o Aeroporto de Madri-Barajas, na capital espanhola, dá continuidade ao projeto de implantação do “serviço de direção de plataforma” (SDP) em sua segunda etapa, implementando-o nos terminais 1, 2 e 3 do aeroporto. O serviço realiza de modo automatizado o direcionamento das aeronaves desde o pátio de estacionamento até a área de rodagem e vice-versa, substituindo o trabalho dos controladores aéreos nessa atividade. No lugar deles, são utilizados os operadores SDP, que funciona no terminal 4 de Barajas desde novembro.

Segundo o Ministério de Fomento, responsável pela iniciativa, a primeira fase de implantação do serviço resultou em cerca de 463 aviões guiados diariamente, sim prejuízos na pontualidade ou segurança para a aviação. De acordo com o ministério espanhol, as principais vantagens do novo serviço são o aumento da eficiência e a redução de custos, além da utilização de funcionários específicos para cada fim, modernizando a gestão aeroportuária. Em relação à redução de custos, o Ministério de Fomento estima em 6 milhões de euros ao ano a economia com a implantação do SDP.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS