Artur Luiz Andrade   |   17/07/2012 11:35

Empresa aérea do Grupo Águia, Lynx sai do papel

Coincidência ou não, a autorização para funcionamento da empresa de táxi aéreo (jatos executivos) do Grupo Águia, a Lynx, chegou no dia da apresentação do novo presidente executivo do grupo, Paulo Cezar Castello Branco

Coincidência ou não, a autorização para funcionamento da empresa de táxi aéreo (jatos executivos) do Grupo Águia, a Lynx, chegou no dia da apresentação do novo presidente executivo do grupo, Paulo Cezar Castello Branco. A Anac expediu ontem a especificação operativa para a empresa do fundador do Águia, Wagner Abrahão, que passa a ser presidente do Conselho de Administração, formado por 27 sócios das 14 empresas do grupo. Castello Branco assume em 6 de agosto o cargo, que interinamente está com Thiago Abrahão, filho de Wagner e diretor financeiro das empresas.

A companhia aérea nasce, segundo Wagner Abrahão, de uma necessidade de mercado. "Há demanda para a aviação executiva e com a proximidade dos grandes eventos mais ainda", disse ele. A empresa começa a operar hoje, com dois helicópteros: um Agusta Power e um Grand, ambos com cinco lugares, mais dois pilotos. A empresa, formatada por Paulo Enrique Coco, ex-Transbrasil e Rio Sul, e tocada por Pedro Mattos, diretor do grupo, estuda agora a aquisição de um jato Phenom 300.

Além das aeronaves próprias a meta é administrar aeronaves particulares, para dar mais segurança e comodidade aos proprietários. "Segurança é o item número um em aviação e uma empresa sabe disso. Temos de conscientizar que para o dono o melhor não é ele mesmo gerir sua aeronave. Muitas vezes o proprietário do avião dá ordens a seu piloto, que, como funcionário, ocasionalmente acata. E o acidente pode ocorrer nessas horas. Nosso objetivo é minimizar isso", explica Abrahão.

A Lynx entrou agora em uma licitação para um hangar no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A infraestrutura aeroportuária é uma das preocupações de Abrahão. "Falta estrutura para a aviação regular e para a executiva".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.