Da Redação   |   13/08/2012 16:15

Low cost italiana Windjet suspende voos

A autoridade aeronáutica italiana ameaçou retirar a licença de voo à low cost Windjet, depois que esta unilateralmente suspendeu as ligações aéreas deixando em terra centenas de passageiros desde ontem

NOTÍCIA DO PRESSTUR, PARCEIRO EDITORIAL DO PANROTAS EM PORTUGAL

A autoridade aeronáutica italiana ameaçou retirar a licença de voo à low cost Windjet, depois que esta unilateralmente suspendeu as ligações aéreas deixando em terra centenas de passageiros desde ontem (domingo, dia 12) e ameaçando um caos ainda maior, a confirmar-se que, como avançado pela imprensa, tem 300 mil reservas para as próximas semanas.

A imprensa italiana relata que a suspensão dos voo foi precipitada pelo anúncio pela Alitalia, na semana passada, de que as negociações para ficar com a Windjet falharam, acusando a low cost de não ter fornecido documentação suficiente para uma avaliação do valor da empresa.

Na sexta-feira (dia 10), a Windjet foi admoestada pela autoridade aeronáutica italiana, Enac, que lhe exigiu um plano de contingência para restaurar as operações de voo, utilizando aviões de terceiros e/ou colocando passando passageiros em outras companhias, e pagar aos fornecedores de serviços. Além dessas medidas, a Enac exigiu à Windjet que parasse de vender bilhetes até que as operações voltem a estar regularizadas.

A imprensa italiana relata que ainda na sexta-feira a companhia faltou a uma reunião com a Enac, que ameaçou então retirar-lhe hoje a licença de voo. À noite, segundo a imprensa internacional, a Windjet, que tem utilizado 11 aviões Airbus A319 e 320, suspendeu as operações.

Alguns meios dizem que apesar de ter declarado infrutíferas as negociações com a Windjet, a Alitalia prorrogou de 20 para 31 de agosto o prazo para uma decisão final e que, por outro lado, o ministério italiano da Economia convocou uma reunião entre as duas partes para amanhã.

As notícias dizem ainda que a Enac criou uma “célula de crise”, para acompanhar a evolução da situação dos passageiros com reservas na Windjet e elaborar um plano alternativo com outras transportadoras, como a Alitalia, a Meridiana, a Blu Panorama e a Neos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados