Da Redação   |   11/12/2012 16:28

Aeroporto de Brasília será “central” para América Latina

O governo federal quer tornar o Aeroporto Internacional de Brasília um hub central do tráfego aéreo da América Latina. A estratégia será reforçada caso o governo do Distrito Federal consiga aprovar projeto de lei que reduz de 25% para 12% a alíquota do ICMS

DA AGÊNCIA BRASIL

O governo federal quer tornar o Aeroporto Internacional de Brasília um hub central do tráfego aéreo da América Latina. A estratégia será reforçada caso o governo do Distrito Federal consiga aprovar projeto de lei que reduz de 25% para 12% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para abastecimento de aeronaves.

Em visita de inspeção feita hoje às obras de ampliação do aeroporto, o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, disse que as pretensões para o aeroporto da capital federal são ambiciosas. “Hoje, aqui, vimos o que será o aeroporto central da América Latina. Mas, para isso, precisa ter qualidade e planejamento, o que já está sendo feito”, disse Bittencourt.

O governo local ainda quer aprovar, na Câmara Legislativa, o projeto de lei de redução do ICMS aplicado sobre combustíveis de aviação. “Queremos torná-lo mais competitivo e atrair as empresas aéreas para abastecerem na cidade”, disse o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que acompanhou o ministro Wagner Bittencourt durante visita. “Esse aeroporto mudará o conceito da cidade”, acrescentou.

De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a capacidade do aeroporto de Brasília aumentará dos atuais 16 milhões de passageiros por ano para 21 milhões durante a Copa do Mundo e, posteriormente, para 41 milhões de passageiros. O ministrou visitou as obras dos seis aeroportos localizados nas cidades-sede da Copa das Confederações, prevista para 2013, e disse que todas estão com o cronograma em dia.

“Brasília terá um grande e moderno aeroporto para atender não só às copas das Confederações, que será pontual, e do Mundo, mas para o dia a dia. Terá a maior sala VIP do país, um novo estacionamento, e vai melhorar sua qualidade, com banheiros modernizados e áreas grandes para facilitar o embarque de passageiros de forma confortável”, ressaltou o ministro.

Segundo o governador Agnelo, as melhorias proporcionadas pelas obras serão sentidas a partir do ano que vem, com a conclusão da primeira etapa de obras. “O acesso à cidade por meio de transporte rápido, usando linha exclusiva até os hotéis, será mantido após a Copa”, acrescentou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11179 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS