Vera Marcelino   |   18/03/2013 16:30

Azul poderá ter pier exclusivo em Viracopos

CAMPINAS – A Azul Linhas Aéreas poderá contar com um píer exclusivo no novo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, já que é “a empresa que hoje conta com 85% da movimentação do aeroporto”,

CAMPINAS – A Azul Linhas Aéreas poderá contar com um píer exclusivo no novo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, já que é “a empresa que hoje conta com 85% da movimentação do aeroporto”, disse hoje do diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster. A conversa entre a concessionária e a companhia aérea está no início, “é embrionária”, segundo Küster, mas existe essa possibilidade. Se concretizada, a ação exigirá adequações no píer C, que seria somente da companhia. Os outros dois píeres, o A e o B, ficariam para o fluxo internacional e misto (internacional e doméstico), respectivamente.

As novidades foram conferidas hoje pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e a maior parte de seu secretariado, convidado pela concessionária a integrar o fórum “autoridade aeroportuária convidada”, função para a qual nomeou Samuel Rossilho secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campinas.

José Clóvis Moreira, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) Campinas, salientou que Autoridades Aeroportuárias é um fórum que tem a participação de representantes de Viracopos, especialistas em aviação, órgãos públicos, como Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Vigiagro, Polícia Militar, entre outros; que visa otimizar o fluxo de passageiros e cargas. “Garante a segurança e o bem estar de ambos”, disse. O colegiado tem reuniões quinzenais.

Donizette destacou que, embora tenha nomeado um representante da prefeitura, acompanhará os resultados das reuniões de perto e até “farei questão de participar de algumas”, pontuou. Ele lembrou que durante sua gestão como presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal reuniu-se com o então ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, e Gustavo do Vale, presidente da Infraero, para estender Autoridades Aeroportuárias a outros aeroportos, pois somente Cumbica e Brasília dispunham do fórum.

A proximidade entre Viracopos e a prefeitura de Campinas foi exemplificada por Küster ao revelar que, devido a um acidente em uma obra próxima ao aeroporto, interrompeu o abastecimento de água na sexta-feira de carnaval, quando registrou o movimento recorde de 40 mil passageiros e 399 pousos e decolagens. “Os trabalhos de recuperação da adutora foram acompanhados de perto pelo presidente da Sanasa, Arly de Lara Romeo e o prefeito enviou sete caminhões-pipa para cá. Resultado: o problema sequer foi percebidos pelos usuários”, disse.

FEIRINHA
Na mesma reunião, a Aeroportos Brasil Viracopos e a Setec (Serviços Técnicos Gerais) assinaram contrato para a fiscalização o uso e a ocupação do solo no sítio aeroportuário; o que, em uma primeira ação, criou uma ‘feirinha’ para os 22 ambulantes que trabalhavam havia muitos anos em áreas ocasionais nas proximidades do aeroporto.

Tópicos relacionados