Danilo Teixeira Alves   |   06/03/2013 17:33

Cade aprova fusão da Azul e Trip com condições

O Conselho Admistrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade, durante audiência pública realizada hoje em Brasília, a fusão entre a Azul e a Trip.

O Conselho Admistrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade, durante audiência pública realizada hoje em Brasília, a fusão entre a Azul e a Trip. Com isso, as empresas poderão realizar a completa integração de suas operações, unindo suas frotas, malhas aéreas e estruturas organizacionais sob uma só marca, que já foi definida pelas companhias que se chamará Azul.

No entanto, o Cade estabeleceu duas condições. A primeira é referente ao acordo de code-share firmado entre a Trip e a Tam, que deverá ser gradativamente extinto e só poderá continuar em vigor dentro de um prazo máximo de dois anos. A segunda condição é que a companhia mantenha sua meta de eficiência em utilizar mais de 85% de seus slots no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes com a decisão do Cade. As duas empresas são de grande complementaridade e os ganhos de sinergia trarão muitos benefícios aos nossos clientes e tripulantes”, disse o fundador e presidente executivo da Azul, David Neeleman. “Estamos trabalhando para tornar nossa malha aérea ainda mais robusta e abrangente, incrementando novos voos, rotas e frequências em todas as capitais e regiões do país” completa o executivo.

“A Trip e a Azul têm os mesmos ideais e visão de negócios. Juntos, iremos unir o melhor de cada uma e disseminar as melhores práticas entre as empresas, visando ampliar nossa competitividade no mercado”, explica o presidente-executivo da Trip, José Mário Caprioli.

LINHA DO TEMPO
As companhias anunciaram a intenção de se associar em 28 de maio do ano passado e, desde então, aguardavam a decisão do Cade para concretizar o negócio. O processo de integração entre ambas teve início no ano passado, quando as aéreas unificaram seus sistemas de atendimento e vendas. As companhias anunciaram também uma nova sede que hoje já abriga funcionários das duas empresas e está localizada em Barueri, na Grande São Paulo. Com a aprovação do Cade, a unificação das áreas técnicas e de operações é o próximo grande passo, que deverá ser aprovada pela Anac.

FROTA
No total, são 102 destinos atendidos em todo o País, cerca de nove mil tripulantes e uma frota de 118 aeronaves. Segundo dados divulgados pela Anac em janeiro, juntas as companhias detém uma fatia de 16,4% do mercado doméstico e são responsáveis por 29,7% de todas as decolagens em território nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS