Biaphra Galeno   |   11/04/2013 14:15

Abear começa ciclo de palestras com especialistas

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) iniciou hoje a ação “Por dentro da Aviação”, na qual convida um especialista do setor para conversar com jornalistas, explicar especificidades e tirar dúvidas.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) iniciou hoje a ação “Por dentro da Aviação”, na qual convida especialistas do setor para conversar com jornalistas, explicando especificidades da aviação. A primeira edição, de um total de quatro que serão promovidas neste ano, foi realizada na sede da entidade, em São Paulo, e teve o consultor técnico da Abear, Adalberto Febeliano, em uma palestra sobre gerenciamento de receitas das companhias aéreas.

O consultor, que tem formação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), falou sobre a segmentação de clientes por parte das companhias aéreas com o objetivo de cobrar preços diferentes de grupos diferentes de clientes. “Elas dificultam a compra barata para pessoas que podem pagar mais”, disse ele, justificando as diferentes tarifas que as companhias disponibilizam, tais como as que dão benefícios em relação a remarcações e acúmulo de milhas. “Se todos comprassem a passagem mais barata, aqueles que não têm condições de comprar as mais caras, não viajariam”, explicou.

O preço da passagem, basicamente, é moldado de acordo com a disponibilidade de assentos e velocidade de vendas. “O setor de Controle de Estoque das companhias entra em contato com o setor de Yield Management para avisar possíveis alterações”, apontou. “A companhia não precisa saber se vai haver um grande evento em determinada cidade, o volume e a velocidade das vendas para o destino vão fazer com que o preço aumente ou diminua.”

Para o consultor, a liberalização das tarifas, que ocorreu no Brasil em 2001 e nos Estados Unidos em 1978, confere ao mercado maturidade e sofisticação, além de promover maior concorrência entre as companhias aéreas. A Abear tem na comunicação com consumidores e mercado um de seus principais objetivos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS