Vera Marcelino   |   06/06/2013 18:29

Presidente da Anac vistoria Viracopos e GRU (SP)

CAMPINAS - O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi o segundo aeroporto do Estado de São Paulo vistoriado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta quinta-feira (6).

CAMPINAS - O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi o segundo aeroporto do Estado de São Paulo vistoriado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) hoje. Nesta manhã, os diretores da agência estiveram em Guarulhos, Confins (MG) e Recife (PE). O objetivo da operação é conferir as condições dos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações. Campinas não está nessa listagem, mas Viracopos será porta de entrada de visitantes e das delegações estrangeiras. O presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, que participou das vistorias em São Paulo e Viracopos, destacou que somente amanhã a Anac vai liberar os resultados.

Em Viracopos, Guaranys, que foi recebido pelo diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, disse que o aeroporto tem potencial para se tornar o maior da América Latina. “Muito já foi melhorado após a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos assumir a gestão aqui”, salientou. Disse ainda que a Anac também vistoria as companhias aéreas para prestar melhor serviços aos passageiros. “Devemos lembrar que o movimento de passageiros triplicou nos últimos dez anos no Brasil”.

A vistoria é a maior operação já realizada pela Anac. No total, 220 funcionários do órgão vistoriam os aeroportos de Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro e de São Paulo (Guarulhos e Viracopos). A meta e fiscalizar o serviço prestado aos passageiros, orientá-los sobre seus direitos e deveres, além de acompanhar as operações durante o torneio de futebol. Em alguns aeroportos, o trabalho das equipes será ininterrupto (24 horas) como no Galeão, Guarulhos e Brasília. Nos demais, os turnos acompanharão o horário de funcionamento de cada um deles, entre 7h e 23h.

A Anac pretende que o serviços seja impecável nos aeroportos. Estas vistorias são checagem final da preparação realizada nos últimos quatro meses para o evento, no âmbito do plano do setor para a Copa das Confederações, conduzido pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).

Segundo a Anac “as ações do plano do setor integram o Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil. Ao longo dos últimos dois meses, a Conaero coordenou diversos exercícios de simulação para recepção de delegações e convidados em todos os aeroportos envolvidos. A SAC também realizou diversas vistorias ao longo dos últimos meses”.

Tópicos relacionados