Maria Izabel Reigada   |   01/11/2013 10:56

Iata destaca Brasil em estatísticas de tráfego de paxs

O tráfego aéreo de passageiros verificado pela Iata cresceu 5,5% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, considerando a receita de passageiro/km.

O tráfego aéreo de passageiros verificado pela Iata cresceu 5,5% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, considerando a receita de passageiro/km. No que diz respeito à oferta, houve aumento também, embora menor, de 5,3%, na variação anual. Com isso, a ocupação média no último mês de setembro foi de 80,3%. Nesta semana, a Iata divulgou também a variação no volume de cargas transportado em setembro.

Regionalmente, o Oriente Médio teve o maior aumento na demanda, de 10,4% em setembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2012. Em segundo lugar, aparece a região da Ásia-Pacífico, com aumento de 8,5% na demanda, enquanto a América Latina vem em terceiro lugar, com 8,3% de crescimento no tráfego de passageiro, na comparação entre os meses de setembro.

Na análise da Iata, “enquanto o Brasil continua sofrendo com aumento da inflação e enfraquecimento do poder de consumo, outras economias, como a Colômbia, o Peru e o Chile crescem fortemente”, diz o estudo mensal da associação. A capacidade na América Latina aumento 6,1% em setembro deste ano, na comparação com setembro de 2012, enquanto a ocupação média aumento 1,7 ponto percentual, chegando a 80,9% em setembro último.

Tópicos relacionados