Rafael Carreira   |   02/12/2013 17:06

Decea implanta nova navegação em terminais de SP e RJ

O Decea, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, com apoio da Iata, implantará uma nova forma de navegação do tráfego aéreo em terminais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do dia 12, os dois estados contarão com o sistema PBN, sigla em inglês para Navegação Baseada em Performance.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), com apoio da Iata, implantará uma nova forma de navegação do tráfego aéreo em terminais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir de 12 de dezembro, os dois estados contarão com o sistema PBN, sigla em inglês para Navegação Baseada em Performance.

Com a nova tecnologia, as aeronaves terão capacidade de navegar por satélites e traçar rotas mais diretas entre os aeroportos de origem e destino, reduzindo o tempo de voo e o consumo de combustível. Esta tecnologia já vinha sendo utilizada desde 2010, em testes nos terminais de Recife e de Brasília.

“O PBN é uma forma mais rápida e segura de navegação que vai propiciar a redução não só do tempo de viagem, como também da emissão de poluentes na atmosfera. A redução da emissão de poluentes é uma das metas mais importantes da indústria aeronáutica”, disse o diretor da Iata no Brasil, Carlos Ebner.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Carreira

Rafael Carreira tem 1508 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS